Mensagem: Em nome de Cristo, que é nossa paz! Em nome de Cristo, que a vida nos traz. 

Amigo e amiga,

Continuando a mensagem da Campanha da fraternidade vamos refletir sobre o hino.

O hino é uma síntese de tudo o que se quer viver durante a quaresma deste ano. Jesus convida a todos e todas a formar a ciranda do amor, num diálogo comprometido para a conquista

da paz e da fraternidade.

a) Trocando ideias:

O animador/a anima algum grupo:

A quem precisaríamos convidar que ainda não faz parte da nossa roda de amigos?

Quais são as divisões que precisamos superar conosco mesmos, na família, com os vizinhos, na comunidade, dentro das Igrejas para poder cantar: “Do que estava dividido, unidade

Jesus nos faz”?

b) Nossa Ciranda de Conversa

- O hino da Campanha de Fraternidade nos aponta caminhos práticos para a vivência do diálogo, da paz e da fraternidade, unindo as nossas vozes e reconhecendo a nossa diversidade.

- Escutar o hino e pensar em cada palavra.

- Conversar em família sobre o que nos ensina o hino desta Campanha da Fraternidade.

- Podemos ainda, apresentar tanto o hino como as frases em powerpoint e discuti-las em conjunto.

O Hino da CF 2021 está em: https://youtube/XX9V_b7DZaA

- Observar cada frase do hino e conversar:

  1. Reunidos num só coração (cf At 4,32). Como?
  2. De mãos dadas formando a aliança. Para quê?
  3. Caminhar com o Mestre Jesus. Para quê?
  4. Construamos a plena unidade, no diálogo comprometido com a paz e a fraternidade. Como? Toda a polaridade, pois em Cristo nós somos um povo. Quais as polaridades que vivemos hoje e que dificultam o diálogo e a paz? (polaridades significa oposições nas atitudes da prática do bem comum e para a conquista do diálogo)
  5. Venham jovens, idosos, crianças e vivamos o amor compromisso.

Que jovens, idosos e crianças queremos convidar? Fazer individualmente uma listagem de

nomes e depois partilhar em grupo dizendo o porquê da escolha.

- Completar esta dinâmica com a leitura e reflexão do texto abaixo:

“Refletindo sobre possíveis caminhos para o diálogo e a construção de pontes de amor e

paz em lugar dos muros do ódio, queremos explicitar os sinais da “Nova humanidade nascida em Cristo” que está presente entre nós. Sabemos que o Espírito de Sabedoria age e nos move para a paz.

Existem muitas experiências na história da humanidade que demonstram que somos irmãos e irmãs que podem e devem viver em comunhão” (Texto-base da CF 2021, nº 2)

- Uma experiência de luta para todos se sentirem irmãos e irmãs foi Ir. Dulce dos pobres. Pesquise na internet e apresente aos seus amigos esta história de vida fantástica.

c) Prática para a Semana

No hino descobrimos que Jesus revela a Escritura para dois discípulos que estavam voltando de Jerusalém para seu lugarejo chamado Emaús.

Ler o texto bíblico: Lc 24,28-33

Animador/a antes de você ler o texto peça as luzes do Espírito de Deus para entender profundamente as palavras deste Evangelho: Espírito Santo Luz de Deus, ilumina-me.

Responder as questões abaixo:

1) Por que os discípulos, depois de tanto tempo com Jesus, não enxergavam nele o amigo de sempre? O que Jesus fez para ser reconhecido?

2) Nós dizemos que somos todos irmãos. Por que e quando não somos capazes de reconhecer no outro nosso irmão, irmã? 

Para trabalhar com algum grupo

- Se este texto for trabalhado com crianças precisa ser narrado. Poder-se usar tarjetas para apresentar as palavras ou expressões principais:

- Dar a cada participante uma tarjeta e após por ordem conversar o que esta expressão fala de Jesus e fala para a nossa convivência familiar, com os amigos, com os colegas de

escola e da catequese. Veja abaixo as frases para as tarjetas: a) Perto do lugarejo, b)Fique conosco, c)Entrou para ficar, d)Tomou o pão, e)Jesus abençoou o pão, f)Jesus partiu e deu o pão, g)Eles o reconheceram, h)Nosso coração ardia, i)Explicava as Escrituras, j)Eles voltaram a Jerusalém, l)Contaram: Jesus ressuscitou...

- Conversar respondendo: Seremos reconhecidos pelos pequenos gestos de ajuda a alguém. Com que gestos outras pessoas vão nos reconhecer que somos seguidores de Jesus? Ex: Perdoar, elogiar, agradecer, partilhar algo com alguém mais necessitado, não julgar ninguém diferente de nós.

d) Rezar Juntos

1) Senhor, que possamos reconhecer que em teu Filho somos um povo reunido na diversidade, rezemos:

Todos: Senhor, torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir. Ou Senhor, queremos te reconhecer em todo rosto de nossos irmãos e irmãs.

2) Senhor, abre os nossos olhos para enxergar nos idosos, nos moradores de rua, nas crianças abandonadas e nos jovens drogados o teu rosto, rezemos:

3) Senhor, que sejamos capazes de construir a unidade dando-nos as mãos para que haja paz em nossas famílias, rezemos:

4) Senhor, que neste tempo de quaresma, sejamos capazes de atitudes de conversão e mudança de vida, rezemos:

5) Senhor, que nossa mudança de vida seja para uma convivência fraterna, rezemos: 

CANTO:

Cantar novamente a Hino da Campanha da fraternidade.

(Ver o clipe oficial em https:/youtu.be/XX9V_b7DZaA)

Continue falando sobre os benefícios do diálogo e da paz.

Comissão Arquidiocesana Bíblico-Catequética de Florianópolis-SC

Fev/2021