Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade

Amiga e amigo,

Nesta segunda carta queremos conversar sobre o tema e o lema da Campanha da Fraternidade de 2021, incluindo o cartaz.

a) Trocando ideias:

Você animador/a é convidado/a à refletir junto com mais participantes:

1) Sonhamos com a paz? Por quê? Como?

2) O que chama atenção quando dizemos: “Cristo é nossa paz”?

3) Cristo é nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade.

Em que o mundo continua dividido? Com que Cristo nos torna uma unidade?

b) Nossa Ciranda de Conversa

- Você junto com o seu grupo olhar para o cartaz e com a ajuda das perguntas abaixo criar um diálogo de enriquecimento comum.

- O que vemos no cartaz? Quais os maiores detalhes? Quantas pessoas tem no cartaz? Que diferenças tem entre elas? Onde me colocaria? Por quê?

- Desenhar o cartaz criando algo diferente como: colocar Jesus no meio da ciranda e cada um procure desenhar-se em algum lugar no meio dos participantes. Cada um desenhar a sua família,

amigos, numa ciranda e em cada personagem colocar uma palavra que gostaria que acontecesse

para a prática da CF: respeito, perdão, harmonia, tolerância.

- Para entender vamos ligar o tema e o lema com o cartaz que nos é proposto para esta campanha.

- Olhando o cartaz descobrimos que podemos fazer parte de uma grande ciranda do bem, buscado em comum. A ciranda é um tipo de dança comunitária popular onde participam desde crianças à adultos. Não há limites de participantes. Começa com uma roda pequena e vai aumentando à medida que as pessoas vão chegando, abrindo o círculo e segurando as mãos dos que vão dançando, sempre balançando o corpo.

- O que significa esta dança nesta CF?

- Olhamos para o cartaz e descobrimos na ciranda não há o primeiro e nem o último. Todos no grupo têm importância porque ninguém é discriminado. As diferenças passam a ser uma riqueza. Balançar no mesmo compasso significa a sintonia de comunhão existente entre todos.

- Tem um espaço aberto entre o cadeirante e a criança.

c) Prática para a Semana

Ler o texto bíblico: Ef 2,14.16-17

- Animador/a leia o texto bíblico. Medite cada frase. Por que neste texto se fala de Paz? Você está convencido do que fala neste texto? De que forma nossa família, nosso grupo, nossa comunidade pode viver o que nos traz este texto?

Para trabalhar com algum grupo

Escrever para um amigo a frase sobre a paz tirada do texto bíblico.

Mandar um WhatsApp para alguém da família falando sobre quem é a nossa paz e por quê?

Desenhar uma ponte. Numa cabeceira desenhar pessoas, cada uma carregando faixas relacionadas à paz. Na outra Este espaço é para todos os que se colocam a disposição de dialogar para que entre todos haja paz.

- No centro do cartaz está a bíblia que traz o lema com a frase da carta aos Efésios. “CRISTO É A NOSSA PAZ: Do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2, 14ª). O tema desta CF: Fraternidade e diálogo: Compromisso de amor.

- Nas laterais temos dois mosaicos. Estes são feitos de pequenas peças coloridas, uma diferente da outra. Estes mosaicos estão no cartaz para nos mostrar a beleza da unidade na diversidade.

- No mosaico à esquerda aparece uma cruz vazia, símbolo do Cristo Ressuscitado, que nos aponta

vida e paz quando somos capazes de criar pontes de fraternidade. Na outra cabeceira pessoas carregando uma faixa com o lema e outra com o tema da CF. O que iremos fazer para as pessoas se encontrarem? Quais as sugestões do grupo? 

Enviar o seu desenho para o e-mail da Arquidiocese de Florianópolis (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Seu desenho participará de um vídeo. Não esqueça de colocar seu nome, endereço e cidade.

d) Rezar Juntos

Senhor, ajuda-nos a testemunhar a beleza do diálogo como compromisso de amor, criando pontes que unem em vez de muros que separam e geram indiferença e ódio.

Amém.

CANTO: Deus chama a gente pra um momento novo. 

Comissão Arquidiocesana Bíblico-Catequética de Florianópolis-SC

Fev/2021