Há quem tema o fim do mundo, se deixe esmagar pela certeza de que um dia todos deixaremos de estar aqui. Em momentos diferentes, mas todos vamos deixar este mundo.
Há quem desespere com essa verdade que parece impedir a esperança.
Talvez a verdade seja que a vida não é para adiar, é para cumprir, da melhor forma possível, sem nos perdermos em tempos que não são os nossos, que não podemos alterar. O passado e o futuro escapam-nos, e quando nos demoramos a pensar neles, perdemos o presente. O hoje. A vida.
É certo que o dia do fim chegará, e haverá um dia antes desse. E se nesses, como nos anteriores, tivermos sido mais fortes do que os medos que nos paralisam e do que os egoísmos que nos impossibilitam de sermos melhores, então, se tivermos tido essa coragem, a nossa vida foi felicidade, apesar de todas as dores.
O que podemos esperar depois do fim desta vida? Creio que tudo. Não somos capazes de compreender o porquê de tudo, mas somos inteligentes o suficiente para que nos seja evidente que o mundo e tudo o que há nele, visível e invisível, não são o resultado de uma explosão sem sentido. Até pode haver acasos, mas não será tudo um acaso!
Este mundo está cheio de sinais simples de que tem sentido.
O tempo passa e nós com ele. Como se a existência fosse um enorme palco onde todos são livres de escrever o seu papel. Um palco num comboio que vai parando para que uns entrem e outros saiam. As estações não são o nada, mas outro mundo.
As certezas que não temos não são mais importantes do que a fé que podemos ter.
A minha vida não é o mal que me acontece, é o bem de que sou capaz. Viver é acrescentar.
Que eu aprenda a estar atento ao que brota de novo em mim… e não é para mim!
Que hoje seja diferente, que haja mais luz no mundo e que uma parte brote de mim!
José Luís Nunes Martins
In: imissio.net 30.07.21
Imagem: pexels.com
Sugestão de Celebração do Dia do Catequista:
Assumir um Ministério é colocar-se a serviço!
PREPARAR O ENCONTRO
- Cada catequista deve levar para o encontro sua Bíblia, material para anotação e um avental (desses que usamos na cozinha).
- Pode ser preparado um pequeno altar para a Palavra de Deus, tendo como toalha da mesa um ou vários aventais, velas e flores.
- Seja convidada uma equipe de canto ou se tenha à mão um aparelho de som (pode ser o celular com uma caixinha amplificadora) com as músicas.
- No ambiente, preparar álcool em gel logo na entrada para a higienização de todos os participantes. Manter o espaço do encontro arejado e com o distanciamento necessário entre os participantes. Todos devem usar máscaras.
BOAS-VINDAS
Um dos catequistas coordenadores fica à porta do local acolhendo todos os catequistas que chegam.
Pode haver uma música ambiente para a acolhida.
Ao horário marcado, um dos membros da equipe de coordenação dirige uma palavra de boas-vindas a todos os participantes, agradecendo-os pela presença e pela possibilidade de reencontro presencialmente.
ESCUTA DA PALAVRA DE DEUS
Pedir que os catequistas marquem em suas bíblias os textos que serão lidos. Convidar três catequistas para fazer a proclamação.
Enquanto se canta, um catequista acende as velas do altar da Palavra
Canto: Eu vim para escutar...
Texto Bíblico 1: 1 Cor 12, 4-11
(Breve silêncio)
Texto Bíblico 2: 1 Cor 12, 28-31a
(Breve silêncio)
Texto Bíblico 3: 1 Ped 4, 10-11
(Breve silêncio)
Canto: Eu quero entender melhor...
Um catequista motiva os demais a fazerem eco da Palavra ouvida, repetindo em voz alta uma expressão ou versículo que lhes chamou atenção.
Em seguida a esse momento, pede para que sejam destacadas três expressões fortes dos textos que foram proclamados – ESPÍRITO – CARISMA/DOM – SERVIÇO.
Concluindo este momento, destacar...
É o Espírito que suscita em nós carismas/dons para serem colocados a serviço.
Para nós cristãos, nossas aptidões não são mérito pessoal, mas graça de Deus, dons que ele infunde em nós e que em nós florescem para que os coloquemos a serviço da comunidade e da sociedade. O Espírito gera pluralidade e não uniformidade. A união, a assembleia que é a Igreja é comunhão dos diferentes dons que o Espírito suscita.
Na Catequese essa pluralidade também se manifesta: catequistas, pais e padrinhos, ministros ordenados, religiosos, comunidade cristã, cada um, de acordo com seu dom é chamado a servir de um modo diferente nesse processo de educação da fé. A catequese não é propriedade exclusiva dos catequistas.
Nós catequistas recebemos do Espírito um carisma, um dom que colocamos a serviço da comunidade fazendo ecoar a Palavra de Deus. Todos somos catequistas. Não apenas catequistas “do Batismo”, “de Crisma”, “de Eucaristia”, “de Adultos”, “coordenadores”. Essas são as etapas, os grupos a que servimos, mas não esgotam nossa vocação. Assim como pai e mãe ora são pais de criança, de adolescente, de adulto, de idoso, mas sempre pais, nós catequistas somos sempre catequistas, servindo às realidades que o Senhor, através da Igreja, nos pede.
Canto: Que sejam um é o que eu quero mais...
REFLETIR A PALAVRA NA VIDA
A reflexão do encontro gira em torno de alguns elementos da Carta Apostólica sob forma de “Motu Proprio” Antiquum Ministerium. Quem coordena a reflexão pode seguir estes ou outros pontos, usando dos recursos disponíveis para sua explanação.
- Ministério
Algumas definições são possíveis:
- “serviço de homens e mulheres que, obedientes à ação do Espírito Santo, dedicaram a sua vida à edificação da Igreja” (Papa Francisco, AM 2)
- serviço – não é uma porta para privilégios, mas para se colocar à disposição
- de homens e de mulheres – realizado por humanos, com suas potencialidade e limitações; é aberto a todos, não só aos homens e nem só às mulheres
- obedientes à ação do Espírito – quem suscita o dom é Deus, não se trata de uma simples habilidade ou de uma grande ideia humana
- dedicaram suas vidas – o ministério não é exercido nesta ou naquela hora do dia ou da semana, mas sempre; uma vida ministerial, uma vida feita serviço
- à edificação da Igreja – a comunidade-Igreja é onde o ministério nasce e é a esta mesma comunidade que o dom é posto a serviço.
- “carisma em forma de serviço reconhecido pela Igreja” (Bruno Forte)
- carisma – dom doado pelo Espírito
- em forma de serviço – o dom frutifica em ação servidora
- reconhecido pela Igreja – é em nome da Igreja, com o reconhecimento da comunidade que esse serviço é exercido
- “compromisso dado pela Igreja aos fieis que desejam servir com responsabilidade” (Formação para catequistas – Arquidiocese de Pouso Alegre)
- compromisso – é algo exigente, sério, decorrente da missão recebida em nosso Batismo
- dado pela Igreja – o ministério não é “meu” ou “seu”; não são “meus” catequizandos, “minha” turma, “meus” catequistas; ministério não combina com personalismo, mas sim com ação em nome da comunidade
- aos fieis que desejam – o serviço do Senhor é uma proposta, um convite e não uma imposição; assumir um ministério não é um fazer porque não tenha quem faça ou servir porque não se tem escolha. Deus chama; a resposta vem do nosso querer
- servir com responsabilidade – não se trata de qualquer desejo, muito menos do desejo de autopromoção ou de status em troca de benefícios; é desejo de serviço responsável, com comprometimento, ou seja, com envolvimento, sentindo-se parte do processo evangelizador e não simplesmente alguém que faz um favor para Deus e para a comunidade.
- Ministério Laical
O papa Francisco ao instituir o ministério de catequista, sublinha que ele é um mistério laical. Mas o que isso quer dizer?
- “é necessário reconhecer a presença de leigos e leigas que, em virtude do seu Batismo, se sentem chamados a colaborar no serviço da catequese” (Papa Francisco, AM 5)
- reconhecer a presença de leigos e leigas – ser leiga ou leigo não pode mais ser compreendido como ser um cristão de categoria inferior ou superior aos ministros ordenados. Reconhecer o papel fundamental que o laicato exerce na vida da Igreja é de fundamental importância. Para tanto é preciso superar a mentalidade de que os leigos e as leigas são apenas substitutos na ausência ou escassez de ministros ordenados ou que são “donos permanentes” das comunidades em que vivem, delimitando toda a ação pastoral.
- em virtude do seu Batismo – o Batismo é a fonte de todas as vocações. Pelas águas do Batismo todos nos tornamos cristãos leigos; inseridos na vida de Cristo, nos tornamos seus discípulos missionários. Quem se reconhece como quem “é batizado” e não apenas como quem “foi batizado” abre-se ao chamado de Deus para uma missão.
- “A condição laical ajuda enormemente os catequistas a encarnar o Evangelho na vida concreta dos catequizandos” (Manual de Catequética do CELAM, p. 129)
- condição laical – a vida inserida nas diversas instituições da sociedade – família, trabalho, escola, política, cultura – faz dessas instituições terreno natural para o semear dos cristãos leigos e leigas. Essa condição laical de inserção social distingue e ressalta a importância de nos reconhecermos como vocacionados, chamados a ser “sal e luz” nesta terra e neste mundo.
- encarnar o Evangelho na vida concreta – a experiência laical do catequista, ou seja, sua vivência do Evangelho nas relações cotidianas no trabalho, na família, na vizinhança, no mundo da cultura e da política permite que ele
- seja um educador da fé que transmite o que vive e não apenas que ensina uma teoria intelectualmente compreendida. O catequista é chamado a mostrar que uma vida vivida segundo o Evangelho de Jesus é possível a todos.
- Ministério Laical de Catequista
Dentre os diversos ministérios, o ministério de catequista se distingue. Embora o serviço da catequese não seja exclusividade dos leigos catequistas, mas uma missão compartilhada com ministros ordenados, com a família e com toda a comunidade, o catequista exerce um ministério específico.
- “o Catequista é chamado, antes de mais nada, a exprimir sua competência no serviço pastoral da transmissão da fé que se desenvolve nas suas diferentes etapas: desde o primeiro anúncio que introduz no querigma, passando pela instrução que torna conscientes da vida nova em Cristo e prepara de um modo particular para os sacramentos da iniciação cristã, até à formação permanente que consente que cada batizado esteja sempre pronto ‘a dar a razão da sua esperança a todo aquele que lhe peça’ (cf. 1 Ped 3,15)”
- transmissão da fé que se desenvolve nas suas diferentes etapas – a educação da fé é processual; se dá no percorrer de um itinerário. Não é algo que acontece de uma hora para a outra, de forma apressada. É preciso investir tempo para que aconteça. Todas as diferentes etapas desse processo são catequese, assim sendo, catequista não é somente aquele que atua nesta ou naquela etapa, mas todos os que abraçam a missão de transmissão da fé ao longo desse itinerário. O catequista é acompanhante e pedagogo.
- primeiro anúncio – não podemos mais supor que todos conheçam realmente a Jesus e que já tenham feito sua experiência pessoal de encontro com Ele. É preciso apresentar Jesus e propor o seu seguimento, sem imposições ou muitos discursos, mas promovendo oportunidades para que o iniciando/catequizando se encontre com o Senhor. O catequista é testemunha da fé.
- instrução – a expressão “in” quando presente nas palavras de nosso idioma sempre quer trazer a ideia de algo que está ou deve ser posto dentro. A instrução na catequese não se trata apenas de colocar conhecimentos teóricos dentro da cabeça das pessoas, mas de colaborar para que, conhecendo as raízes e as implicações da fé, cada um se decida por se inserir no caminho do seguimento de Jesus e em seu Mistério, tornando-se, cada vez mais, um só com o Senhor. O catequista é mistagogo.
- formação permanente – a educação da fé não se esgota com a Iniciação. Como o próprio nome diz, a IVC é o princípio de uma caminhada na estrada de Jesus. O avançar na vida de fé vai exigindo de nós um igual avançar no processo de educação da fé. Deste modo, a catequese se faz formação permanente, uma vez que cada novo passo dado na vida é também um novo passo dado no caminho da fé. O catequista é mistagogo.
CELEBRAR O DOM DE SERVIR
Um dos catequistas faz a proclamação do texto bíblico do lava-pés (Jo 13, 1-15), interrompendo a leitura no versículo 4. Nessa interrupção, convida os participantes para que, assim como Jesus, coloquem o seu avental.
Quem coordena este momento ressalta que Jesus se reveste como um servidor, assume fisicamente o avental do serviço como sinal de toda sua ação servidora ao longo de seu ministério.
Ao som da música Jesus erguendo-se da ceia, os catequistas são convidados a formarem um grande círculo ao redor da Palavra ou diante do altar (caso estejam na igreja) e consagrar ao Senhor o seu ministério como autêntico serviço a Ele e aos irmãos.
Ao final da música, o catequista retoma a leitura do texto bíblico, interrompendo novamente no versículo 12, quando se menciona que Jesus vestiu novamente o manto.
Quem coordena destaca o fato de Jesus ter se revestido do manto, mas não ter retirado o avental. Jesus é Mestre (manto) servidor (avental). Não há nenhuma contradição nisso. Assim deve ser com o catequista; ensinar servindo e servir ensinando.
Por fim, o catequista conclui a proclamação do Evangelho.
Todos os catequistas retornam para os seus lugares e o(s) catequista(s) coordenador(es) serve(m) a todos um pedaço de bolo, (já preparado em porções individuais) ou um bombom para cada catequista, como agradecimento pelo SIM dado e renovado a este ministério.
Equipe Diocesana da Catequese – Diocese da Campanha-MG
20.08.2021
Amo-te porque na minha humanidade quiseste habitar.
Amo-te porque no Batismo da tua morte e ressurreição me tornaste filha do mesmo Pai.
Amo-te porque me deste a Igreja para que em comunidade a minha fé possa crescer.
Amo-te porque na Eucaristia te fazes presente para que do pão da vida possa comungar.
Amo-te porque sobre mim sopraste o teu espírito para que entusiasmada te possa servir.
Amo-te porque me perdoaste ainda antes de eu pecar.
Amo-te porque quiseste ser o meu Pastor.
Amo-te porque quando estava perdida deixaste tudo para ir ao meu encontro.
Amo-te porque foi tão grande a tua alegria por me veres como a minha por ser encontrada por ti.
Amo-te porque alivias o meu fardo sempre que se torna pesado demais para suportar.
Amo-te porque és a mão que se estende sempre que caio no chão.
Amo-te porque és o colo que me carrega quando já não consigo andar.
Amo-te porque na tua barca me deixas encostar a cabeça na tua almofada e descansar.
Amo-te porque és o porto seguro que deixa sempre a embarcação da minha vida atracar.
Amo-te porque experimentaste as bonanças e borrascas do mar do meu viver.
Amo-te porque acalmas as tempestades dos meus medos que me querem naufragar.
Amo-te porque és o farol que ilumina com doçura o meu navegar.
Amo-te porque me conduzes aos desertos da alma para me falares ao coração.
Amo-te porque o fazes transbordar de gratidão pelas maravilhas que vais fazendo em mim.
Amo-te porque me ofereces refúgio no teu sagrado coração.
Amo-te porque tu, Palavra feita carne, deixaste as respostas a tudo o que te viria a perguntar.
Amo-te porque com ela me recrias e renovas, me provocas e interpelas, desinstalando-me do conforto das minhas seguranças, certezas e ilusões.
Amo-te porque és o Deus das surpresas, do inesperado e do improvável.
Amo-te porque me desconcertas com o teu sentido de humor.
Amo-te porque és fiel mesmo na minha infidelidade.
Amo-te porque danças ao som das minhas contradições.
Amo-te porque na cruz deste sentido ao meu sofrimento.
Amo-te porque catárticas são as lágrimas que me dás a chorar.
Amo-te porque te serves da minha miséria para te glorificar.
Amo-te porque me amaste com um amor eterno muito antes de eu existir.
Amo-te porque na cruz do escândalo deste a vida por mim.
Amo-te porque me amas na nudez da minha verdade.
Amo-te porque prometeste que estarias comigo até ao fim.
Amo-te porque nunca ninguém me amou assim.
Amo-te porque me amaste primeiro.
Amo-te simplesmente porque sim.
Raquel Dias
In: imissio.net 7.08.21
A vida não é, desengana-te e desengana quem te faz sentir e acreditar que é, sobre tudo o que vais somando e que te fazem sentir que tens de somar. A vida não é sobre tudo o que vais cumprindo e que te fazem sentir que tens de cumprir. A vida não é sobre o tanto que vais correndo e que te fazem sentir que tens de correr. A vida... a vida é sobre o que te enche as medidas da alma e do coração, até transbordar. A vida é sobre o que dá vida.
A vida é sobre os abraços que se fazem casa segura. A vida é sobre as mãos que se entrelaçam e seguram a alma. A vida é sobre os olhares que contam os segredos mais bonitos. A vida é sobre os sorrisos que tocam em cheio no coração. A vida é sobre os beijos que curam as dores. A vida é sobre as dores de barriga de tanto rir. A vida é sobre as lágrimas que se secam com a magia da cumplicidade. A vida é sobre as palavras ditas com o coração e sobre os silêncios escutados com o coração. A vida é sobre as músicas que arrepiam os sentidos. A vida é sobre os sonhos que fazem voar. A vida é sobre olhar o céu cheio de lua e de estrelas. A vida é sobre os momentos que se imortalizam. A vida é sobre as almas que se abraçam. A vida é sobre os corações que se sentem. E que se abraçam também. A vida é sobre as tuas pessoas. A vida é sobre viver e ser com o coração. A vida é sobre os gestos que salvam. A vida é sobre tatuar o mundo com amor.
Desengana-te e desengana quem te faz sentir e acreditar que não: a vida é sobre o amor.
Daniela Barreira
In: imissio.net 21.06.21
Imagem: Henri Cartier Bresson
O mais certo é cada um e cada uma de nós acordar de manhã e entrar na rotina dos dias, sem muito tempo para pensar como vai e como pode acontecer a nossa vida.
Porém, muitas vezes somos surpreendidos e a vida é moldada por medos que entram dentro de nós sem pedir licença e sem data certa para se retirarem. Alguns, são reflexo do mundo em que vivemos e face a situações semelhantes pensamos que o mesmo nos pode acontecer e aí nasce o medo. Outros, são criações da nossa cabeça, em pensamentos que custam disciplinar. Muitas vezes já nem é das situações reais ou imaginadas por nós que nos escondemos. Escondemo-nos do próprio medo.
A verdade é que o medo pode tolher-nos a vida, desde os reais aos irreais, preenchendo – e muito – o tempo da nossa cabeça e fazendo-nos acreditar que a vida acontecerá de determinada forma, quando, muitas vezes, o seu alinhamento vai noutro sem que queiramos e consigamos ver, mas que no entanto é o mais positivo.
É aqui que entra a fé, essa senhora madura e que nos traz a serenidade necessária para podermos conviver com todos os acontecimento, previstos e não previstos, e tratar com cuidado e sabedoria os rasgões deixados pelos traumas criados pelo medo.
A vida não é isenta de tempestades, mas ainda assim, nestas precisamos de navegar com a firme certeza de que Alguém nos conduz e quer o melhor – só o melhor – para nós. Quanto tempo falta para a tempestade acalmar ou terminar? Não sabemos. Em períodos da vida, muitas vezes umas sucedem-se a outras sem que haja grandes tempos de grande bonança. Ainda assim, é a fé que nos move a remar com confiança e a saber que chegaremos a bom porto. É que esse Alguém que pensamos que nos espera do outro lado da tempestade, já rema conosco. E é a fé o que nos ajuda a colocar todos os acontecimentos em perspectiva.
Cristina Duarte
In: imissio.net 8.04.2021
Faleceu hoje Dom Juventino Kestering aos 74 anos. Morreu em decorrência da Covid-19.
Foi assessor nacional de catequese, era o bispo referencial da catequese no Regional do Mato Grosso.
Fez parte do GRECAT (Grupo de Reflexão Catequética nacional). Era um apaixonado pela Catequese!
Empenhou-se na formação de catequistas sua vida inteira, seja através de livros, artigos, cursos...
Participou da elaboração de vários documentos importantes da catequese no Brasil.
Demos Graças a Deus pela sua vida e por todo amor doado a Catequese!
Equipe do site
28.03.2021
A PEDAGOGIA DA FÉ NO PROCESSO DE CATEQUESE
Novo Diretório para a Catequese
O capítulo 5 começa falando da pedagogia divina que aparece na história da salvação. Ela está presente desde a narração relativa a Adão e Eva, símbolos da humanidade inteira, que foi criada para viver num paraíso e pode estragar o mundo de geração em geração, deixando sofrimento como herança, se fizer as escolhas erradas. Isso é uma história que precisa ser apresentada não como algo que se limita aos primeiros seres humanos mas que se aplica a todos nós em todos os tempos.
Essa pedagogia vai revelando Deus no meio de seu povo como Pai misericordioso, mestre e sábio, num processo que culmina no mistério da encarnação e na total entrega de Jesus por nós. Jesus veio para salvar mas também para nos mostrar como devemos comunicar a mensagem de Deus. Ele acolhia os que mais precisavam (dizia que são os doentes que precisam de médico), perdoava, sabia ouvir, provocava novas reações, revelava Deus às pessoas e cada pessoa a si mesma. A catequese tem que promover um clima de acolhimento e convívio que siga o exemplo do Mestre.
Para fazer isso apresentamos os fatos do Evangelho interpretando à luz de tais eventos as atuais situações do que acontece hoje na história humana, nas variadas condições de vida de cada pessoa. Por exemplo: na Bíblia, o órfão, o estrangeiro e a viúva são os grandes representantes dos desamparados. Hoje, como descreveríamos quem está em situações semelhantes de carência?
A mensagem cristã tem tudo a ver com o sentido da vida, a dignidade da pessoa e todos os aspectos do convívio social. Ao examinar cada fato temos que nos perguntar: o que Jesus faria diante dessa situação?
O conjunto do Diretório insiste na necessidade de apresentar o Evangelho como fonte de alegria. Cita um documento que seria bom que os catequistas conhecessem: Evangelii Gaudium (A alegria do Evangelho). Entre outras coisas, lá o papa Francisco nos diz: Anunciar Cristo significa mostrar que crer nEle e segui—Lo não é algo apenas verdadeiro e justo, mas também belo, capaz de cumular a vida de um novo esplendor e de uma alegria profunda, mesmo no meio das provações (EG 167). Ao ler essa parte do texto, me lembrei de uma experiência que vivi na década de 80, quando era supervisora de Ensino Religioso num distrito educacional do Rio. Tínhamos uma reunião obrigatória na sede da diocese todo mês. Numa dessas reuniões, o padre coordenador disse que iríamos nos confessar. Fiquei contrariada porque achei que eu é que tinha que decidir se precisava me confessar e, como achei que não precisava, decidi que ia cumprir a obrigação de estar na reunião sem participar desse sacramento. O padre nos propôs uma meditação em silêncio sobre uma pergunta: Quem já amou você com amor incondicional? Depois ele nos mostrou que assim era o amor de Deus, que nos valoriza e nunca desiste de nós; falou que, ao nos confessar, estávamos nos entregando a Deus e proclamando a confiança que nos vem desse amor incondicional, maior do que os nossos pecados. Aí, vivendo essa alegria, fui a primeira da fila no confessionário...
Outra necessidade pedagógica que o Diretório apresenta é: “a obra do catequista consiste em encontrar e mostrar os sinais da ação de Deus já presentes na vida das pessoas e, sem abrir mão deles, propor o Evangelho como força transformadora de toda a existência, à qual dará pleno sentido.” Na verdade, ter fé é também identificar a presença de Deus à nossa volta, tanto no que nos acontece e no que conseguimos realizar como na ação das pessoas que Ele coloca em nosso caminho e mesmo na natureza, sinal bonito da Criação. Aí me lembro de uma frase bem comovente de Anthony de Mello: “Se você olhou a árvore e viu o milagre, finalmente você conseguiu ver a árvore.” Se olhássemos desse jeito o que nos cerca (céu, pássaros, nosso planeta, estrelas, o ar que respiramos, pessoas e tantas outras obras de Deus...) nos sentiríamos o tempo todo mergulhados nesse amor milagroso e cada dia teria um significado mais profundo. Uma atividade catequética bem produtiva seria criar o hábito de identificar o que Deus já colocou em nossa vida. Desse jeito se alimentaria uma espiritualidade de oração permanente, de interpretação do que vivemos a partir dessa presença amorosa do nosso Deus, que é Pai, Criador, Salvador e Fonte de graça que nos torna capazes de construir o bem.
No capítulo 6 o tema do Diretório se liga ao Catecismo da Igreja Católica, apresentado como referência básica, uma síntese da doutrina. Como texto oficial, é um material de consulta, instrumento importante para se ter uma catequese que divulgue o que a Igreja de fato quer comunicar, evitando equívocos. O Diretório indica até uma função especial do Catecismo no diálogo ecumênico, dizendo que ele “precisamente por considerar a Tradição católica, pode promover o diálogo ecumênico e pode ser útil a todos aqueles, mesmo não cristãos, que desejam conhecer a fé católica.” É bom lembrar que, no diálogo ecumênico, os católicos precisam conhecer bem o que sua Igreja ensina, para apresentá-la sempre num diálogo respeitoso diante da diversidade, mas sem deturpações.
Como 4 pilares da catequese o Diretório aponta: a profissão de fe (conteúdo do Credo), a liturgia (os sacramentos), a vivência do discipulado e a oração cristã (com destaque, é claro, para o Pai Nosso).
Pensando em tudo isso, podemos fazer nossa avaliação:
Que imagem de Deus está sendo comunicada em nossa catequese?
Nossa pedagogia combina com a de Jesus?
Nosso contato com Deus é fonte de alegria?
Sabemos viver mergulhados na presença de Deus, em tudo que nos cerca?
Como entendemos o ecumenismo que faz parte do que a Igreja nos pede?
Therezinha Motta Lima da Cruz
Imagem: formação de catequistas(Centro Loyola BH)
23.11.2020
OS CATEQUISTAS E A SUA FORMAÇÃO
Diretório para a Catequese
Os capítulos 3 e 4 do Diretório estão voltados para a pessoa e a formação do catequista. Um primeiro destaque é dado à importância do testemunho de vida, indispensável para a credibilidade da missão. Aliás, isso seria válido para qualquer tipo de comunicação. Se dizemos alguma coisa e depois isso não corresponde ao nosso estilo de comportamento, quem vai nos levar a sério? Na verdade comunicamos mais através daquilo que somos do que daquilo que dizemos. Como poderíamos, por exemplo, falar de fraternidade, amor ao próximo, acolhimento se não nos interessarmos pessoalmente pelas condições de vida e necessidades de cada catequizando?
O concílio Vaticano II já havia dado uma orientação importante na constituição Gaudium et Spes sobre a solidariedade que devemos ter com com todos: “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo. Não se encontra nada verdadeiramente humano que não lhes ressoe no coração’’ (GS 1) É claro que a vivência de uma espiritualidade assim tornaria a catequese muito mais construtiva e convincente, através de um relacionamento iluminado pelo próprio amor que Deus quer ver entre nós.
O Diretório fala do papel de cada tipo de vocação na catequese: bispos, presbíteros, diáconos, religiosos consagrados, leigos, pais, padrinhos e madrinhas, avôs e avós. Cada um a seu jeito tem uma contribuição importante a dar. Leigos, por exemplo, estão mais próximos das condições de vida da maioria dos catequizandos. Muitos até viveram experiências desagradáveis mas que podem se tornar uma ajuda para outros que estão em situações semelhantes. Aí penso no que eu mesma vivi. Fui filha de pais separados, cresci assustada com a atitude de rejeição que meu pai e minha mãe viviam. Sofri bastante com isso. Mas reconheço que assim fiquei bem mais preparada para acolher, ajudar, dar boas orientações e esperanças a casais e crianças que estavam atualmente vivendo algo parecido.
A formação dos catequistas é um processo permanente e amplo que, além do conhecimento bíblico e doutrinário, passa também pelas experiências de vida que, bem compreendidas e colocadas diante de Deus, levam a uma capacidade maior de dialogar, acolher, ter compaixão e respeito pelo que outros estão vivendo. Isso é missão do catequista, mas também da comunidade como um todo.
Ao tratar das dimensões da formação do catequista, o Diretório destaca quatro aspectos importantes. A formação deve preparar o catequista para:
- Ser - o catequista precisa ser amadurecido como pessoa, como fiel e como apóstolo. A pessoa que somos comunica mais do que qualquer tipo de explicação.
- Saber ser com - aí se trata da maneira de se relacionar com as pessoas, sabendo ouvir, acolher , dialogar, ser companheiros.
- Saber - conhecer bem a mensagem que vai ser comunicada, sem deixar de estar em processo permanente de aprendizagem.
- Saber fazer - empregar metodologias adequadas que levam a um trabalho criativo, interessante, sempre fiel ao conteúdo da mensagem cristã.
Para viver tudo isso é claro que os catequistas precisam também “aprender a aprender” diante das realidades da vida, das metodologias e dos materiais que ajudam a aprofundar a evangelização. Estando cada vez mais preparados para apresentar a história da salvação de maneira vital, com esperança, fidelidade e entusiasmo, ajudarão outros a se sentir parte dessa história, tendo Jesus como companheiro de caminhada.
A uma primeira vista, pode parecer que estaríamos exigindo demais de quem se dispõe a ser catequista. Mas, como dentro desse processo quem se prepara para ser catequista vai logo receber algo que vai enriquecer sua vida, o que se está propondo, mais do que uma obrigação, é um presente valioso.
Como vamos agradecer a Deus por ter nos chamado para algo tão gratificante?
Therezinha Motta Lima da Cruz
Imagem: pexels.com
23.11.2020
PENSANDO NA IDENTIDADE DA CATEQUESE (Novo Diretório para a Catequese)
O segundo capítulo do Diretório destaca a identidade da catequese.. Começa lembrando a importância do anúncio centrado no mistério pascal de Jesus (o querigma). Isso deve ser trabalhado de modo a provocar a descoberta da beleza do Evangelho. Catequese com conversa desanimada não funciona.
Mas a catequese não é um aspecto isolado da vida da Igreja, ela se relaciona com o conteúdo social e todas as outras dimensões da vida humana. Por isso se tornam presentes as dimensões das outras pastorais. O catequizando está sendo preparado para ser Igreja, ligando-se a tudo que é importante para a vida humana, já que Jesus veio para que todos tivessem mais vida, num sentido bem amplo.
O novo Diretório valoriza a inspiração catecumenal mas lembra que isso não significa que sempre se seguirão ao pé da letra todos os detalhes e condições do que está proposto para o catecumenato, que pode ser adaptado de acordo com as legítimas condições dos participantes. Isso é importante para não acabamos excluindo pessoas que, por válidas questões particulares, acabariam sendo rejeitadas em vez de acolhidas.
O Diretório destaca como elementos principais a serem tratados nesse processo:
- caráter pascal (centrado na oferta de Jesus por nós, sua vida, morte e ressurreição)
- caráter iniciático (que leva o catecúmeno a uma nova identidade como membro da Igreja)
- caráter litúrgico, ritual, simbólico (que leva a um envolvimento nas celebrações)
- caráter comunitário (a comunidade faz parte do processo, acolhe, testemunha, propõe ações concretas)
- progressividade na formação (centrada no primeiro anúncio, temos uma mensagem que se retoma sempre, de diferentes maneiras, e se vai aprofundando, sendo luz para todos os aspectos da vida humana.)
Assim, teremos uma catequese permanentemente ligada à Sagrada Escritura, à liturgia c aos sacramentos e também à caridade e ao testemunho de vida. É importante perceber que Deus nos fala ainda hoje através da Criação que contemplamos e da história humana que nos cerca (com aquilo que nos faz louvar ao Senhor e com o que representa o apelo que Ele nos faz para corrigir injustiças e amar ao próximo).
Esse capítulo traz uma ideia interessante, que pode gerar boas atividades e reflexões na catequese: diz que as bem-aventuranças são o bilhete de identidade dos cristãos. Após a leitura de Mt 5,1-12, podemos conversar sobre o significado mais profundo de cada bem-aventurança e descrever situações que fariam parte da vida de quem assume esse tipo de “cartão de identidade”. Por exemplo: pobres de espírito seriam os mais humildes, não vaidosos nem dominados pela idolatria do dinheiro. Os que choram seriam os que sofrem e se sentem consolados por Deus mas também os que se comovem com os sofrimentos do próximo. Sempre que leio essa bem-aventurança me lembro da cena de um seriado americano (E.R.) ambientado num hospital de pronto socorro, que era assim:
Uma enfermeira estava estreiando no pronto socorro, transferida de uma maternidade. No seu primeiro tipo de atendimento, uma senhora morreu nos seus braços.. Ela se desesperou e saiu chorando para o terraço do hospital. Um médico foi atrás dela querendo entender e ajudar. No meio das lágrimas, ela disse que não estava acostumada com pacientes que morrem, a maternidade de onde viera era um lugar de alegria, de nascimentos . O médico então lhe disse que tinha para ela duas notícias: uma ruim e outra boa. A ruim era: você nunca vai se acostumar, sempre que alguém morrer você vai sofrer. Mas a boa era: você nunca vai se acostumar porque você sempre vai ser uma boa pessoa e seu coração nunca vai se endurecer, indiferente diante do que atinge a outros.
Depois podemos imaginar como seria uma “Feliz Cidade” onde todos tivessem atitudes, sentimentos, palavras e atos de verdadeiros cristãos.
Chamamos, com razão, a Bíblia de Palavra de Deus. Ouvindo bem essa Palavra e tendo-a sempre presente vamos perceber que Deus continua falando hoje, sua Palavra é para ser percebida em tudo que Ele criou e na história que cada um de nós vive. As celebrações aprofundam esses sentimentos e nos ajudam a perceber o que Deus está nos dizendo através dos fatos que vivemos. Para isso é preciso educar a sensibilidade dos fiéis para identificarem como funciona essa linguagem também na vida através de gestos e sinais. Há um elo que deve ser bem trabalhado, que une a liturgia e a responsabilidade missionaria e fraterna dos cristãos. Seria bom também refletir sobre as palavras que ouvimos no final de cada missa: “Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe.” Ou seja: o encontro com Jesus não termina no final da missa, não nos despedimos deixando-o isolado no sacrário. Se o recebemos, Ele vai estar e se comunicar conosco em todos os lugares e situações. Vale a pena refletir sobre essa presença amiga, orientadora, salvadora, que vai fazer de nós pessoas melhores.
Therezinha Motta Lima da Cruz
05.11.2020
O novo Diretório mostra a fé como algo que sempre necessita de amadurecimento, que vai se aperfeiçoando à medida que vai sendo vivida. Então, catequese não seria um “curso” com começo, meio e fim. Aliás, nada na vida está completo, tudo pode e deve ir sendo enriquecido pelas nossas experiências. Somos novas edições revistas de nós mesmos a cada dia.
Esse desenvolvimento pode ser impulsionado quando nos sentimos bem apoiados por companheiros que que nos valorizam e nos dão testemunhos construtivos de vida. E esse acompanhamento não é para ser feito só pelo catequista, mas pela comunidade inteira. Ser evangelizado inclui se sentir parte de uma família que nos acolhe e nos mostra boas oportunidades de crescimento no caminho de Jesus
A catequese está ligada à liturgia e à caridade. Celebrando, expressamos e alimentamos os sentimentos que nos ligam a Jesus. É como um círculo que não para de girar, não tem fim: cremos e por isso celebramos; celebrando alimentamos a fé; essa fé bem alimentada nos leva a celebrar de novo. E aí caminhamos num processo que nos faz estar cada vez mais unidos a Jesus. A caridade é a expressão bem coerente de nossa adesão ao Mestre. Foi Ele que nos disse que tudo que fizermos aos mais pequenos e necessitados é a Ele que estamos fazendo. Esse amor ao próximo também se manifesta na maneira de nos relacionarmos com todos. Pensando nisso, vemos que a catequese não é um sistema de ensinamento frio, em que vamos cobrar simples conhecimento de doutrinas; é a experiência de um novo modo de viver como parte da família humana.
A Revelação de Deus que vamos comunicar é o desejo do Criador para que vivamos como construtores de fraternidade e felicidade. Não há notícia melhor do que o que Deus anunciou em Jesus. Ele quer que todos sejam salvos, desenvolvendo sempre mais os dons que sua graça nos concede. Por isso temos que trabalhar a auto estima de cada pessoa, que não é vaidade, orgulho ou pretensão, mas é a consciência de termos sido criados por um Pai que faz boas obras e nos olha com muita esperança. Esse seria um tema a ser abordado também como preparação para o sacramento da Confissão, que é uma entrega confiante ao amor desse Deus que nunca desiste de nós. É sabendo que somos filhos de um Criador sábio e amoroso que cada um vai se animar e vai ser melhor a cada dia. O perdão de Jesus foi (e continua sendo) sempre um estímulo para escolher um caminho mais construtivo. Para comunicar isso temos que desenvolver uma catequese que não seja só uma cobrança de conhecimentos, mas leve cada um ao desejo de corresponder cada vez mais ao que Deus nos dá capacidade de fazer.
O clima será de convívio fraterno, valorização mútua e disposição para estar a serviço do bem de todos.
A Igreja começa evangelizando a si mesma, já que só sendo bem fiel a Jesus pode ser coerente em seu anúncio. A vida da Igreja na comunidade tem que ser um sinal do bem, da fraternidade que Jesus quer ver entre nós, com todos ligados por um bonito amor fraterno.
No seu primeiro capítulo o Diretório fala de características importantes para uma boa catequese:
1. Reconhecer os sinais do bem e da presença de Deus nas pessoas
2. Ter um diálogo respeitoso, que valorize o outro
3. Relacionar a catequese com os ritos litúrgicos, as obras de caridade e a experiência de fraternidade
4. Anunciar a boa nova sem excluir ninguém, não como uma obrigação mas como quem proclama uma alegria
5. Ser sinal de uma Igreja em saída missionária
6. Destacar a misericórdia de Deus, que quer salvar a todos
7. Mostrar uma Igreja em diálogo com o mundo, a cultura e as ciências.
Pensando nessas orientações podemos avaliar e planejar melhor a nossa catequese:
- Esses aspectos que o Diretório aponta estão presentes e são valorizados em nossa catequese e na comunidade?
- O que precisaria ser melhorado? O que já funciona bem e até pode ser ampliado?
- Como preparamos catequistas e a comunidade para esse tipo de testemunho?
- Em nossa vida particular, como cultivamos essas atitudes?
- O que significa para nós ser catequista?
Therezinha Motta Lima da Cruz
01.10.2020
Recentemente o Vaticano nos mandou um novo Diretório para a Catequese. Ele retoma orientações que já eram conhecidas na formação dos catequistas. Insiste em considerar a situação atual em que vivemos e a necessidade de termos uma comunicação adequada às necessidades e à compreensão de cada pessoa.
São tópicos destacados na apresentação do texto:
- Tornar o Evangelho de Cristo sempre atual: Faríamos isso perguntando, como está proposto na leitura orante da Bíblia: “o que esse texto diz para nós hoje?” Aí teríamos que nos acostumar a fazer “viagem no tempo”, vendo como nos sentiríamos se ouvíssemos a mensagem na época em que foi escrita e percebendo quais seriam as situações correspondentes hoje.
- Ter um método adaptado às necessidades do nosso tempo e à índole, às capacidades, à idade e às condições de vida de cada ouvinte. Isso evidentemente exige algo mais do que uma “aula”; é preciso dialogar, conhecer bem cada catequizando e apresentar o Evangelho como uma proposta que vai possibilitar uma vida mais construtiva, interessante, onde cada pessoa se sinta acolhida, valorizada, amada por Deus.
- Uma catequese que não pode se isolar do contexto histórico e cultural . O texto fala muito de “inculturação” da catequese. Quando ouvimos essa palavra em geral pensamos na catequese que tem que se adaptar a indígenas, pessoas de outros países, grupos mais isolados do conjunto em que estamos acostumados a viver. Isso deve ser feito, é claro. Mas, ao falar de inculturação, o texto está chamando a atenção também para a própria cultura e a história em que vivemos. O nosso ambiente cultural tem recursos , questionamentos, hábitos, vantagens e problemas que a catequese precisa considerar. O que acontece na televisão, nas redes sociais, na música e nas outras artes de cada tempo e lugar precisa ser considerado, tanto como parte do conteúdo a ser trabalhado como um conjunto de recursos pedagógicos que podem enriquecer a nossa comunicação (se forem bem usados, é claro). Ao ler essas observações fiquei lembrando do meu animado companheiro e querido amigo frei Bernardo Cansi, falecido há tantos anos, que gostava de ser retratado com a Bíblia em uma das mãos e o jornal na outra. Hoje talvez , além do jornal, ele colocasse um smart fone...
- Na apresentação do Diretório são mencionados dois documentos que falam da missão evangélica da Igreja: Evangelii Nuntiandi e Evangelii Gaudium (do papa Francisco, onde ele diz : eu sou uma missão nesta terra e para isso estou no mundo. É preciso nos considerar marcados para a missão de iluminar, abençoar, vivificar, levantar, curar, libertar...). Dá para perceber aí a proposta de uma catequese feita com alegria, entusiasmo, fraternidade e intimidade com Jesus. É um ardor missionário que precisamos viver e comunicar.
- Outro grande destaque é o foco no anúncio básico principal (o chamado “querigma”) que ilumina todo o resto da nossa missão catequética: o centro de tudo é Jesus, sua presença salvadora. Tudo tem que estar ligado a essa mensagem central, que nos faz mudar de vida animados por essa presença que dá novo sentido a tudo. O permanente encontro com Jesus é fundamental.Aí dá para lembrar o refrão daquela linda canção “A barca”: Senhor, tu me olhaste nos olhos/ A sorrir pronunciaste meu nome/ Lá na praia eu deixei o meu barco/ Junto a ti buscarei outro mar. Afinal, encontrar Jesus é uma experiência nova, transformadora, poderosa e especial.
- Um objetivo que se deseja é santidade, não como algo destinado a uns poucos e sim um alvo que todos podem e devem buscar. Então o Diretório ilustra isso com um texto bonito do papa Francisco: Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra. És uma consagrada ou um consagrado? Sê santo, vivendo com alegria a tua doação. Estás casado? Sê santo, amando e cuidando de teu marido ou da tua esposa, como Cristo fez com a Igreja. És um trabalhador? Sê santo, cumprindo com honestidade e competência o teu trabalho ao serviço dos irmãos. És progenitor, avó ou avô? Sê santo, ensinando com paciência as crianças a seguirem Jesus. Estás investido de autoridade? Sê santo, lutando pelo bem comum ... (Gaudete et Exsultate )
O conjunto do texto do Diretório é um convite a uma catequese em que ensinamos e aprendemos, aprofundamos o convívio com Jesus e com os irmãos que estão à nossa volta, vivemos a emocionante aventura de ajudar a construir um mundo melhor. Isso vai exigir uma preparação especial e contínua? Com certeza! Mas é uma construtiva e emocionante caminhada que vai valer muito a pena.
Therezinha Motta Lima da Cruz
29.08.2020
A alegria é apenas uma parte da vida, por muito que alguns tentem convencer-nos de que a sua existência é apenas feita de bons momentos.
Ser humano é ser de carne e osso. A vida que queremos parece que passa o tempo a fugir-nos, e enquanto perseguimos o que sonhamos a cada dia há tropeços e quedas. Vamos absorvendo esses sofrimentos que fazem parte de qualquer caminho, até que, num inesperado momento, temos de os enfrentar no íntimo. Sussurramos e gritamos com a tristeza que nos abraça o coração.
O mundo de hoje pressiona-nos a estar sempre felizes, ou pelo menos a parece-lo Uma pressão forte e constante para que apenas consideremos o lado positivo de tudo. Ora, o mundo é muito mais do que as cores da alegria, há tempos e lugares onde a tragédia vive e cresce…
A minha felicidade tem de integrar os momentos em que, de forma inesperada, uma aflição vaga, sossegada e profunda chega, fazendo com que deixemos de encontrar gosto e diversão nas coisas comuns. E é nesses terrenos inexplorados que devemos procurar as belezas raras que não existem senão nos vales mais profundos da condição humana.
Há caminhos para o alto! Mas é preciso procurá-los e reconstruir as partes que se estragaram por falta de uso.
A tristeza eleva-nos, na medida em que nos desvia o olhar do inútil e nos faz ver o importante.
Hoje, as grandes conquistas são as de coisas, o sucesso material… Não se valoriza quem enfrentou os seus pesadelos e alcançou a paz. Como se isso não fosse o mais importante. Quanto valem todas as riquezas para quem se perdeu a si mesmo de modo a alcançá-las?
É possível que eu impeça o meu coração de sentir tristeza, mas isso tem um custo: estarei a desligar-me de todas as outras emoções, boas e más. Só pode ser feliz quem permite a si mesmo sentir todos os sentimentos.
Sem tristeza própria, não posso compreender nem ajudar na tristeza de quem quer que seja… E, sem amor, ninguém é feliz, nem sequer fica perto!
Ainda que a minha história seja um mar de infortúnios, acredito que há e haverá sempre algo que me ultrapassa e justifica a minha vida.
Uma alma triste não deixa de ser nobre, muito pelo contrário.
E quando é tempo de paz e alegria, ninguém voa mais alto do que aqueles que aceitam a vida tal como ela é: longa, larga, profunda e tão alta que chega ao céu.
Há uma certa doçura na tristeza que revela a nossa fragilidade autêntica, mostrando-nos, a nós mesmos e aos outros, como verdadeiros. Tristes, mas inteiros.
Que a tristeza não nos faça mentir e criar falsas aparências de sucesso e alegria. Que não nos feche em nós e assim nos impeça de amar e de ser amados.
Celebrando o dia do Catequista, desejo expressar a alegria de percorrer esse caminho do anúncio da Palavra de Deus, juntamente com vocês. A cada ano que passa vamos aprimorando nosso saber e o saber fazer catequético. Esse ano se tornou exigente para todos nós catequistas. Ele nos tirou do comodismo, da rotina e nos possibilitou um aprimoramento dos nossos saberes. Quanta riqueza, quantas criatividades foram se manifestando e se expandindo até chegar a lugares antes não alcançados. Nesse tempo de isolamento, mesmo diante das dificuldades e conhecimentos sobre as redes digitais, a Palavra foi partilhada, a fé vivenciada e experimentada. Foi possível chegar perto de tantas outras catequistas, através das lives, conhecer seus trabalhos e nos atualizarmos com várias experiências e formações. Um tempo não desejado, mas quando entra na história, vem fazer parte da realidade. É nele que vamos continuar a caminhada, renovando, recriando, reinventando para fazer chegar o anúncio de Jesus Cristo a todos os lugares e às famílias. Podemos dizer como Paulo: Vamos fazer chegar a Palavra de Deus até os confins da terra, através das redes digitais.
Nesses momentos difíceis e mesmo percebendo vários obstáculos à nossa frente, está sendo possível caminhar e nos manter na luta para conseguir vencer as batalhas. Podemos nos lembrar aqui do profeta Elias: O caminho é longo, temos muitas coisas a enfrentar, mas vamos em frente, pois a presença de Deus conosco é constante. Deus em sua misericórdia e profundo amor por nós, continua enviando recursos para nos estabelecer em sua presença. Quanto ao tempo, este pertence a Deus. É só irmos caminhando, realizando nossas tarefas de ser catequista, deixando-se guiar pelo Espírito Santo. A vitória é certa.
Podemos também lembrarmos o livro de Eclesiastes, que nos ensina que tudo tem seu tempo determinado. Há tempo para tudo: para nascer e morrer, chorar e rir, entristecer e alegrar. Há tempo para todo o propósito debaixo do céu. O tempo nos ensina a esperar e amadurecer como pessoas. Assim, vamos vivendo o tempo, vamos cuidando de nossos catequizandos e catequistas. Vamos aguardar o tempo propício para a retomada das catequeses. Enquanto isso, vamos gastar o nosso tempo vivendo nossa vocação de catequistas e realizando nossa missão junto aos catequizandos. Vamos colocar o nosso agir cristão na prática da justiça, da misericórdia e na fidelidade ao projeto de Deus.
Mas quem são os catequistas?
Somos todos chamados à vocação. Todos os batizados que constituem uma comunidade e respondem ao chamado de Deus, comprometendo-se com o Reino. Cada um na sua função específica. No ministério da catequese, o primeiro catequista é o Bispo, depois o presbítero, como primeiro colaborador do Bispo. Os presbíteros discernem e promovem a vocação e o serviço dos catequistas. Temos o diácono, os consagrados e os catequistas leigos, estes mediante sua inserção no mundo, oferecem um precioso serviço à evangelização: sua própria vida como discípulo de Cristo é uma forma de anúncio do Evangelho.
Mas quem é a pessoa do Catequista?
O Catequista é uma pessoa de fé, em busca de uma profunda espiritualidade sustentada pela Palavra e vida de oração, alimentada pela Eucaristia. É alguém que integrado na comunidade, conhece bem sua história e suas aspirações e sabe animar e coordenar a participação de todos. (CR 144). Por isso deve ter plena consciência de que, como Igreja que é, atua, fala e age em nome dela. E a exemplo do Mestre Jesus, deve se esforçar para adquirir um perfil de servidor da comunidade.
Agradecemos a todos vocês catequistas que vêm dedicando suas vidas ao serviço do Reino de Deus, anunciando a Palavra, se colocando no seguimento de Jesus e ajudando os catequizandos a serem conduzidos para o mistério da nossa fé, o Mistério Pascal. Cada vez mais vive-se o amor, um amor exigente, mas que se torna cada vez mais forte a Cristo e ao irmão. Um amor que dá a direção: colocar-se a serviço do desígnio salvífico de Deus em favor da humanidade.
Falar de desígnio de Deus é falar de algo que vai além de um desejo simples, pois são as disposições do Senhor. Seus planos projetos e propósitos de amor para nós. Fazer essas disposições chegar até às pessoas e ajuda-las fazer a experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo, educando-as na fé e à missão de iniciar à vida cristã. Ter o compromisso de levar até às pessoas a beleza da Sagrada Escritura, que tem Deus como fonte de todo esplendor e beleza, e os evangelhos onde toda a beleza se concentra na pessoa de Jesus Cristo, revelador de Deus e resplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser” (Hb 1,3). São Evangelhos fascinantes.
Neuza Silveira de Souza
Comissão Bíblico-Catequético do Regional Leste 2
Brasília - DF, 27 de agosto de 2020.
Caríssimos (as) Catequistas do Brasil
Mais uma vez estamos a celebrar o Dia do (a) e da Catequista. E outra vez tenho a alegria de lhe manifestar, em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a gratidão da Igreja por sua vocação, por seu serviço, por seu ministério, por sua fé partilhada. Talvez nunca sejamos suficientemente gratos àqueles (as) que oferecem do seu tempo, dos seus afetos, dos seus dons, para partilhar com os (as) catequizandos (as) a fé que receberam e os encantos da amizade com Jesus Cristo.
O tempo lhe ensinou, querido (a) Catequista, que a Catequese não é apenas uma função a desempenhar. Para apresentar certas verdades parece bastar competência pedagógica. Mas quando se trata de apresentar uma pessoa, mais ainda, quando se trata de transmitir o amor de alguém, então é preciso muita intimidade. Intimidade com o Senhor Jesus e afeição aos catequizandos. Com o Senhor se trata de Vocação. Com os catequizandos se trata de Missão. Nestas duas realidades o Espírito Santo esteve lá.
Recorda de sua experiência vocacional? Nestes tempos de pandemia sentiu saudades deles, os catequizandos? O Espírito Santo continua a lhe “inquietar” o coração. Ele é capaz de tornar fecundas até as lágrimas que a missão suscita.
Com muito respeito e afeto quero lhe recomendar muito zelo por sua espiritualidade. A “Catequista de Nazaré” pode lhe ajudar muito a compreender que catequese não é apenas um modo de fazer. É, antes, um modo de ser. De fato, Catequese não é possível sem a ação do Espírito Santo. Técnicas pedagógicas, personalidades cativantes nunca substituem o “mestre interior”, o Espírito de Deus. Por isso mesmo gostaria de enfatizar: seja orante. Seja orante servindo-se da Palavra. E suas palavras serão pronúncia viva da ternura de Deus pelos seus catequizandos.
Termino dizendo-lhe, mais uma vez, que o episcopado brasileiro louva a Deus pelos (as) Catequistas deste nosso Brasil. Até o seu silêncio orante faz ecoar da voz do Senhor.
Com muito carinho,
Dom José Antônio Peruzzo
Arcebispo de Curitiba - PR
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a
Animação Bíblico-Catequética
Celebração para o Dia do Catequista 2020
Catequista, servo da ação do Espírito Santo (DC 113)
1. Ritos Iniciais
-Providenciar uma flor e uma vela para cada catequista.
- As crianças, adolescentes ou adultos entram com as flores e colocam no vaso.
- Os catequistas entram na procissão de entrada, atrás da cruz processional.
- Se quiserem, podem entrar todos com a camiseta da IVC identificando as etapas (Batismo, confirmação e eucaristia).
- Colocar o círio pascal próximo da Mesa da Palavra.
Motivação inicial. Queridos irmãos e irmãs, aqui estamos para celebrar a Eucaristia, Memorial da fé cristã. Juntos fazemos memória da Páscoa de Jesus Cristo. Na alegria e no seguimento a Jesus Cristo, celebramos hoje o dia do Catequista. São muitos homens e mulheres que se dedicam com muita paixão e zelo pela catequese. Somos agradecidos por todos aqueles que aceitaram o convite de fazer ecoar a Palavra de Deus nos corações de crianças, adolescente, jovens e adultos de nossa comunidade. Estamos crescendo no processo de Iniciação à Vida Cristã e no caminho discipular. Com alegria acolhemos os catequistas de todas as etapas, cantando...
Canto: Eis-aqui, Senhor!
Segue a liturgia do dia
2. Profissão de fé:
O catequista é um cristão que recebe o chamado particular de Deus que, acolhido na fé, o capacita ao serviço da transmissão da fé e à tarefa de iniciar à vida cristã. As causas imediatas para que um catequista seja chamado a servir a Palavra de Deus são muito variadas, mas são todas mediações das quais Deus, por meio da Igreja, se serve para chamar a seu serviço. Por esse chamado, o catequista é feito partícipe da missão de Jesus de introduzir os discípulos em sua relação filial com o Pai. O verdadeiro protagonista, porém, de toda autêntica catequese é o Espírito Santo que, mediante uma profunda união que o catequista nutre com Jesus Cristo, faz eficazes os esforços humanos na atividade catequética. Essa atividade se realiza no seio da Igreja: o catequista é testemunha de sua Tradição viva e mediador que facilita a inserção dos novos discípulos de Cristo em seu Corpo eclesial (DC 112).
Motivação: Aproximem-se os catequistas de Iniciação à Vida Cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia) para juntos renovar as promessas batismais como dom e serviço à missão da Igreja.
Catequistas colocam-se de pé, diante do altar e recebem a vela.
Presidente: Irmãos e Irmãs, o Batismo nos faz cristãos, e, por meio dele, nascemos para a Igreja, nossa mãe. Somos família de Deus. Reunidos em comunidade, queremos hoje renovar as promessas do Batismo como catequistas a serviço da Iniciação à Vida Cristã. Convidamos os catequistas para acenderem a vela no círio pascal, sinal do Cristo ressuscitado que vive entre nós.
Canta-se um refrão apropriado enquanto se acendem as velas (Ó luz do Senhor...)
Presidente: Irmãos e irmãs, pelo mistério pascal, fomos, no Batismo, sepultados com Cristo para vivermos com ele uma vida nova. Por isso, renovemos as promessas do nosso Batismo, por meio das quais já renunciamos ao mal e prometemos servir a Deus em sua Igreja.
Presidente: Para viver na liberdade dos filhos de Deus, renunciais ao pecado?
Todos: Renuncio.
Presidente: Para viver como irmãos e irmãs, renunciais a tudo o que possa desunir, para que o pecado não domine sobre vós?
Todos: Renuncio.
Presidente: Para seguir Jesus Cristo, renunciais ao demônio, autor e princípio do pecado?
Todos: Renuncio.
Presidente: Credes em Deus, Pai todo-poderoso, criador do Céu e da Terra?
Todos: Creio.
Presidente: Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu Céu?
Todos: Creio.
Presidente: Credes no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressureição dos mortos e na vida eterna?
Todos: Creio.
Presidente: Esta é a nossa fé. Esta é a fé da Igreja. Dela recebemos através dos nossos pais e nos gloriamos de professar, em Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Todos: Amém!
Apagam-se as velas, e retornem aos bancos.
Preces da comunidade
3. Liturgia Eucarística
Catequistas levam ao altar o cibório com partículas e as galhetas com vinho e água.
4. Ritos Finais
Após a Oração da Comunhão, cada catequista recebe uma flor (ou outro símbolo).
Uma Mãe ou um Casal: Neste dia em que celebramos a vocação do catequista, nossa comunidade muito se alegra em poder contar com a missão de tantos mulheres e homens que se dedicam com amor nos processos de educação da fé de nossos filhos. Queridos catequistas, recebam das famílias e da nossa comunidade, o nosso abraço fraternal, apoio e orações. Que o vosso olhar seja fixo em Jesus Cristo, pois Ele vos olhou com amor e vos chamou para a missão de catequizar.
Enquanto as crianças ou jovens entregam as flores para os catequistas de IVC, pode-se cantar:
Canto: Tu és a razão da jornada ... (ou outro a escolha)
5. Benção final
Presidente: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós!
Presidente: Senhor, Pai de amor e bondade, derramai vossa benção paterna sobre estes vossos catequistas que em nome da Igreja forma novos discípulos em comunidades missionárias. Concedei-lhes luz, coragem e alegria para viver e anunciar a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo, realizando na Igreja e no mundo, a salvação. Por Cristo, Nosso Senhor.
Todos: Amém!
Presidente: E vós todos aqui reunidos, abençoe-vos o Deus todo poderoso, Pai e Filho, e Espírito Santo.
Todos: Amém!
Fonte: Comissão Bíblico-Catequética nacional in: www.catequesedobrasil.org.br
Querido catequista, anunciar Jesus Cristo, fazer ecoar sua Palavra no coração dos irmãos e irmãs, é nossa vocação e missão. Ao experimentar o encontro com o Mestre de Nazaré, inspirado pelo Espírito Santo, o catequista vislumbra sua vocação e sente o desejo de levar as pessoas a viverem essa grande graça e maravilhosa experiência, que dá sentido a nossas vidas.
Anunciar é comunicar Jesus Cristo. Uma catequese evangelizadora não existe sem o anúncio explicito de Jesus Cristo e seu Reino de Amor. Jesus fez isso, pois anunciou a Boa Nova do Evangelho!
Você, catequista pode se perguntar: Como Jesus anunciava o Reino e catequizava? Qual era seu método? São os Evangelhos que nos dão a resposta a essas perguntas. Eles são a fonte de onde jorra a riqueza do jeito de Jesus catequizar. E assim, o catequista e a comunidade se inspiram para catequizar com o olhar, com o acolhimento, com a compreensão, do jeito que Jesus o fazia. Jesus desejou uma evangelização libertadora. Seu olhar, de singular ternura, era direcionado para as necessidades de seus discípulos e de todo o povo. A pedagogia do olhar é a que alcança o outro, e Jesus a realizava chamando para estar com ele, acolhendo a novidade do outro, sua singularidade e sua constante construção. O olhar de Jesus é o olhar da misericórdia que ternamente se aproxima e confia. Seu olhar se estendia aos braços, que abraçavam com ternura e afeto!
As ações de Jesus eram o complemento daquilo que ele ensinava. Por isso, Ele podia dizer ‘aprendei de mim’ (Mt 11,29); sendo fiel à vontade do Pai, podia aclamar-se ‘Caminho, Verdade e Vida’ (Jo 14,6). Jesus prezava com amor intenso a pessoa humana, por isso sua vida foi vivida na entrega total até o fim: às crianças, carinhosa predileção ( cf. Mt 18, 3.5); às mulheres o devido valor, numa sociedade que não lhes davam direitos; aos leprosos o toque que os curava . Por isso ele semeava o Reino com firme ternura e beleza, nos cenários de sua terra, às margens do mar da Galileia, nos montes e planícies, contando histórias simples dos costumes e tradições de seu povo.
A vida de Jesus é a inspiração para o catequista realizar sua vocação, fruto de um começo de profundo amor. Como Jesus se deixou inspirar pelo Espirito de Deus, que orientou sua missão, também você, catequista, permita o Espirito moldar sua vida. Ao colocar seu pé e coração no caminho do discipulado-missionário de Jesus, o catequista torna-se um semeador do Reino. É de Deus que nos vem esse desejo de semeadura.
A você, catequista, celebrando seu Dia nesse agosto de “pandemia”, desejo fartas sementes a serem semeadas, para gerarem frutos saborosos de cuidado, zelo e amor para com os catequizandos. Você, catequista é um espectador da beleza, e traz dentro de si, sementes em potencial de fé, esperança e amor, pura Graça! Busque com criatividade, maneiras de se aproximar de seus catequizandos. Que este tempo tão diferente e difícil, seja também de fartura: de escuta, de diálogo, de oração, visitas pelos meios de comunicação e, outras tantas formas que o Senhor Jesus sopre ao seu ouvido e coração!
A experiência de Jesus é um eterno aprendizado. Papa Francisco diz que o catequista “é aquele que guarda e alimenta a memória de Deus; guarda-a em si mesmo e sabe despertá-la nos outros. É belo isto: fazer memória de Deus”. No seu dia, amado catequista, é belo recordar sua missão e parabenizá-lo por ouvir o chamado de Jesus, guardar suas histórias e anunciá-la depressa de mãos dadas com o Mestre de Nazaré!
Rita de Cássia Pereira Rezende
O que me encanta é Jesus que se maravilha com o Pai. Uma coisa belíssima: o Mestre de Nazaré surpreende-se por um Deus sempre mais fantasioso e inventivo aos seus olhos, que surpreende todos, até o seu Filho.
O que aconteceu? O Evangelho tinha acabado de referir um período de insucessos e problemas: João Batista é preso, Jesus é contestado abertamente por representantes do templo, as povoações em redor do largo, após a primeira onda de entusiasmo e de milagres, afastaram-se.
E eis que, naquele ambiente de derrota, abre-se diante de Jesus uma brecha inesperada, uma reviravolta repentina que o enche de alegria (Mateus 11,25-30): Pai, bendigo-te, dou-te graças, agradeço-te, porque te revelaste aos pequenos.
O lugar vazio dos grandes preenchem-no os pequenos: pescadores, pobres, doentes, viúvas, crianças, publicanos, os preferidos de Deus. Jesus não o esperaria, e admira-se com a novidade; a maravilha invade-o, sente-se feliz.
Descobre o agir de Deus, como antes sabia descobrir, na profundidade de cada pessoa, angústias e esperanças, e para elas sabia inventar como resposta palavras e gestos de vida, que o amor nos faz chamar “milagres”.
Revelaste estas coisas aos pequenos… de que coisas se trata? Um pequeno, uma criança, depressa compreende o essencial: se alguém lhe quer bem ou não. No fundo, é este o segredo simples da vida. Não há outro, mais profundo.
Os pequenos, os pecadores, os últimos da fila, as periferias do mundo compreenderam que Jesus veio trazer a revolução da ternura: vós valeis mais do que muitos pássaros, disse-o no outro domingo, tendes o ninho nas suas mãos. Vinde a mim, vós todos que estais cansados e oprimidos, e Eu vos darei alívio.
Deus não é difícil: está ao lado de quem soçobra, leva aquele pão de amor de que necessita todo o coração humano cansado… E todo o coração está cansado.
Vinde, dar-vos-ei alívio. E não vos vou já apresentar um novo catecismo, regras superiores, mas o conforto do viver. Duas mãos nas quais apoiar a vida cansada e retomar o fôlego da coragem. O meu jugo é suave, e o meu peso é leve: palavras que são música, boa notícia.
Jesus veio para eliminar a velha imagem de Deus. Não mais um dedo acusador apontado contra nós, mas dois braços abertos. Veio para tornar leve e fresca a religião, a tirar-nos pesos das costas e a dar-nos as asas de uma fé que liberta. Jesus é um libertador de energias criativas, e por isso é amado pelos pequenos e oprimidos da Terra.
Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, isto é, aprendei do meu coração, da minha maneira de amar delicada e indómita. Dele aprendemos o alfabeto da vida; na escola do coração, a sabedoria do viver.
A publicação de um Diretório para a Catequese representa um acontecimento feliz para a vida da Igreja. Com efeito, pode constituir um desafio positivo para todos os que se dedicam ao grande empenho da catequese, uma vez que permite experimentar a dinâmica do movimento catequético que sempre teve uma presença significativa na vida da comunidade cristã. O Diretório para a Catequese é um documento da Santa Sé oferecido a toda a Igreja. Necessitou de muito tempo e trabalho, e chega até nós como conclusão de uma vasta consulta internacional. Hoje é apresentada a edição oficial em língua italiana. No entanto, já estão prontas as traduções em espanhol (edição para a América Latina e para a Espanha), português (edição para o Brasil e para Portugal), inglês (edição para os EUA e para o Reino Unido), francês e polaco. Dirige-se em primeiro lugar aos Bispos, primeiros catequistas entre o Povo de Deus, na medida em que são os primeiros responsáveis pela transmissão da fé (cf. n. 114). Juntamente com eles são envolvidas as Conferências episcopais, com as respetivas Comissões para a catequese, para partilhar e elaborar um desejável projeto nacional que apoie o caminho de cada diocese (cf. n. 413). No entanto, os mais diretamente envolvidos no uso do Diretório são os sacerdotes, os diáconos, as pessoas consagradas e os milhões de catequistas que, todos os dias, desempenham o seu ministério com gratuidade, esforço e esperança nas diferentes comunidades. A dedicação com que trabalham, sobretudo num momento de transição cultural como este, é sinal palpável de quanto o encontro com o Senhor pode transformar um catequista num genuíno evangelizador.
Desde o Concílio Vaticano II, este que apresentamos hoje é o terceiro Diretório. O primeiro de 1971, Diretório catequístico geral, e o segundo de 1997, Diretório geral da catequese, marcaram estes últimos cinquenta anos de história da catequese. Estes textos desempenharam um papel primordial. Constituíram uma ajuda importante para levar o caminho catequético a dar um passo decisivo, sobretudo através da renovação da metodologia e da instância pedagógica. O processo de inculturação que caracteriza de modo particular a catequese e que, sobretudo nos nossos dias, obriga a ter uma atenção bastante particular exigiu a composição de um novo Diretório.
A Igreja está diante de um grande desafio que se concentra na nova cultura com a qual se vai encontrando, a cultura digital. Centrar a atenção num fenómeno que se impõe como global obriga todos os que têm responsabilidade da formação a evitar subterfúgios. Diversamente do passado, quando a cultura estava limitada ao contexto geográfico, a cultura digital tem um valor que sente os efeitos da globalização em curso e determina o seu desenvolvimento. Os instrumentos criados nesta década são a manifestação de uma transformação radical dos comportamentos que incidem sobretudo na formação da identidade pessoal e nas relações interpessoais. A velocidade com que se modifica a linguagem, e com ela também as relações comportamentais, deixa vislumbrar um novo modelo de comunicação e de formação que toca inevitavelmente também a Igreja no complexo mundo da educação. A presença das várias expressões eclesiais no vasto mundo da internet constitui certamente um facto positivo, mas a cultura digital vai muito para além disso. Ela toca a raiz da questão antropológica decisiva em qualquer contexto formativo, como o da verdade e da liberdade. O próprio facto de colocar esta problemática impõe que se verifique a adequação da proposta formativa, venha donde vier. Ela torna-se, no entanto, um confronto imprescindível para a Igreja, em virtude da sua “competência” sobre o homem e a sua pretensão de verdade.
Talvez esta premissa fosse suficiente para demonstrar a necessidade de um novo Diretório para a catequese. Na época digital, vinte anos são comparáveis, sem exagero, a pelo menos meio século. Daqui resultou a exigência de redigir um Diretório que tivesse em conta, com grande realismo, a novidade que se apresenta, na tentativa de propor uma leitura dessa mesma novidade que envolvesse a catequese. É por este motivo que o Diretório apresenta não apenas as problemáticas inerentes à cultura digital, mas sugere também os percursos a realizar para que a catequese se torne uma proposta que encontra o interlocutor que seja capaz de a compreender e de ver como se adequa ao seu mundo.
No entanto, existe uma razão mais de ordem teológica e eclesial que convenceu a redigir este Diretório. O convite a viver cada vez mais a dimensão sinodal não pode deixar esquecer os últimos Sínodos que a Igreja viveu. Em 2005 o Sínodo sobre a Eucaristia, fonte e ápice da vida e da missão da Igreja; em 2008, A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja; em 2015, A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo; em 2018, Os jovens, a fé e o discernimento vocacional. Como se pode observar, em todas estas assembleias, repetem-se algumas constantes que tocam de perto o tema da evangelização e da catequese, o que se pode verificar pelos documentos que se lhes seguiram. De modo mais particular é forçoso referir-nos a dois acontecimentos que, de forma complementar, marcam a história desta última década no que se refere à catequese: o Sínodo sobre a Nova evangelização e a transmissão da fé, em 2012, com a consequente Exortação apostólica do Papa Francisco Evangelii gaudium, e o vigésimo quinto aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica, ambos tocando diretamente a competência do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.
A evangelização ocupa o primeiro lugar na vida da Igreja e no magistério quotidiano do Papa Francisco. Não poderia ser de outro modo. A evangelização é a tarefa que o Senhor Ressuscitado confiou à sua Igreja para ser no mundo de cada tempo o anúncio fiel do seu Evangelho. Prescindir deste pressuposto equivaleria a transformar a comunidade cristã numa das muitas associações beneméritas, orgulhosa dos seus dois mil anos de história, mas não a Igreja de Cristo. A perspetiva do Papa Francisco, nomeadamente, está em forte continuidade com os ensinamentos de São Paulo VI na Evangelii nuntiandi, de 1975. Os dois não fazem outra coisa que não seja referir-se à riqueza que brotou do Vaticano II que, no que se refere à catequese, encontrou na Catechesi tradendae (1979) de São João Paulo II o seu ponto central.
Portanto, a catequese deve estar intimamente unida à obra de evangelização e não pode prescindir dela. Precisa de assumir em si as características próprias da evangelização, sem cair na tentação de se substituir a ela ou de querer impor à evangelização os seus pressupostos pedagógicos. Nesta relação, o primado pertence à evangelização e não à catequese. Isto permite compreender por que razão, à luz da Evangelii gaudium, este Diretório se qualifica por sustentar uma “catequese querigmática”.
O coração da catequese é o anúncio da pessoa de Jesus Cristo, que ultrapassa os limites de espaço e de tempo para se apresentar a cada geração como a novidade oferecida para alcançar o sentido da vida. Nesta perspetiva, é indicada uma nota fundamental de que a catequese deve apropriar-se: a misericórdia. O querigma é anúncio da misericórdia do Pai que vai ao encontro do pecador, não mais considerado como um excluído, mas como convidado privilegiado ao banquete da salvação que consiste no perdão dos pecados. Se quisermos, é neste contexto que ganha força a experiência do catecumenato como experiência do perdão oferecido e da consequente vida nova de comunhão com Deus.
No entanto, a centralidade do querigma deve ser recebida em sentido qualitativo e não temporal. Efetivamente, requer que esteja presente em todas as fases da catequese e de todas as catequeses. É o “primeiro anúncio” que é feito sempre, porque Cristo é o único necessário. A fé não é algo de óbvio que se recupera nos momentos de necessidade, mas é um ato de liberdade que compromete toda a vida. Portanto, o Diretório assume a centralidade do querigma que se exprime em sentido trinitário como compromisso de toda a Igreja. A catequese, tal como é expressa pelo Diretório, caracteriza-se por esta dimensão e pelas implicações que confere à vida das pessoas. Neste horizonte, toda a catequese adquire um valor peculiar que se exprime no aprofundamento constante da mensagem evangélica. Enfim, a catequese tem a finalidade de fazer alcançar o conhecimento do amor cristão que leva aqueles que o acolheram a tornarem-se discípulos evangelizadores.
O Diretório desdobra-se tocando várias temáticas que não fazem outra coisa que não seja remeter para o objetivo de fundo. Uma primeira dimensão é a mistagogia que é apresentada através de dois elementos complementares entre si: antes de mais, uma renovada valorização dos sinais litúrgicos da iniciação cristã; depois, o amadurecimento progressivo do processo formativo em que é envolvida toda a comunidade. A mistagogia é um caminho privilegiado a seguir, mas não é facultativo no percurso catequético, permanece como um momento obrigatório, uma vez que insere cada vez mais no mistério acreditado e celebrado. É a consciência do primado do mistério que leva a catequese a não isolar o querigma do seu contexto natural. O próprio anúncio da fé é sempre anúncio do mistério do amor de Deus que se faz homem pela nossa salvação. A resposta não pode evitar o facto de acolher em si o mistério de Cristo que permite iluminar o mistério da própria experiência pessoal (cf. GS 22).
Uma característica ulterior de novidade do Diretório é a ligação entre evangelização e catecumenato nas suas várias aceções (cf. n. 62). É urgente levar a cabo a “conversão pastoral” para libertar a catequese de algumas armadilhas que impedem a sua eficácia. O primeiro pode ser identificado no esquema escolar, segundo o qual a catequese de iniciação cristã é vivida no paradigma da escola. A catequista substitui a professora, a sala da escola dá lugar à sala de catequese, o calendário escolar é idêntico ao da catequese… O segundo é a mentalidade segundo a qual a catequese é feita em vista da receção de um sacramento. É óbvio que, quando a iniciação tiver terminado, se venha a criar um vazio para a catequese. Um terceiro é a instrumentalização do sacramento por parte da pastoral, pelo que os tempos do sacramento da Confirmação são estabelecidos pela estratégia pastoral de não perder o pequeno rebanho de jovens que ficou na paróquia e não pelo significado que o sacramento possui em si mesmo na economia da vida cristã.
O Papa Francisco escreveu que “anunciar Cristo significa mostrar que crer n’Ele e segui-Lo não é algo apenas verdadeiro e justo, mas também belo, capaz de preencher a vida de um novo esplendor e de uma alegria profunda, mesmo no meio das provações. Nesta perspetiva, todas as expressões de verdadeira beleza podem ser reconhecidas como uma vereda que ajuda a encontrar-se com o Senhor Jesus … Torna-se necessário que a formação na via pulchritudinis esteja inserida na transmissão da fé” (EG 167). Uma nota de particular valor inovador para a catequese pode ser expressa pela via da beleza sobretudo para permitir conhecer o grande património de arte, literatura e música que cada Igreja local possui. Neste sentido, compreende-se por que razão o Diretório colocou a via da beleza como uma das “fontes” da catequese (cf. nn. 106-109).
Uma última dimensão oferecida pelo Diretório está no facto de ajudar a inserir-se progressivamente no mistério da fé. Esta conotação não pode ser delegada apenas a uma dimensão da fé ou da catequese. A teologia explora o mistério revelado com os instrumentos da razão. A liturgia celebra e evoca o mistério com a vida sacramental. A caridade reconhece o mistério do irmão que estende a mão. Na mesma linha, a catequese leva progressivamente a acolher e viver globalmente o mistério na existência quotidiana. O Diretório assume esta visão, quando pede que se exprima uma catequese que saiba encarregar-se de manter unido o mistério, embora articulando-o nas diversas fases de expressão. O mistério, quando é captado na sua realidade profunda, exige o silêncio. Uma verdadeira catequese nunca terá a tentação de dizer tudo sobre o mistério de Deus. Pelo contrário, deverá introduzir à vida da contemplação do mistério, fazendo do silêncio a sua conquista.
Portanto, o Diretório apresenta a catequese querigmática não como uma teoria abstrata, mas como um instrumento com forte valor existencial. Esta catequese tem o seu ponto de força no encontro que permite que se experimente a presença de Deus na vida de cada um. Um Deus próximo que ama e que segue as vicissitudes da nossa história porque a encarnação do Filho o compromete diretamente. A catequese deve envolver cada pessoa, catequista e catequizando, no facto de experimentar esta presença e de se sentir envolvido na obra da misericórdia. Enfim, uma catequese deste tipo permite descobrir que a fé é realmente o encontro com uma pessoa, ainda antes de ser uma proposta moral, e que o cristianismo não é uma religião do passado, mas um acontecimento do presente. Uma experiência como esta favorece a compreensão da liberdade pessoal, porque é fruto da descoberta de uma verdade que nos torna livres (cf. Jo 8,31).
A catequese que dá o primado ao querigma está nos antípodas de qualquer imposição, nem que fosse a de uma evidência sem qualquer possibilidade de fuga. Com efeito, a escolha de fé, ainda antes de considerar os conteúdos aos quais aderir com o assentimento de cada um, é um ato de liberdade, na medida em que se descobre que se é amado. Neste âmbito, é bom que se considere com atenção o que propõe o Diretório acerca da importância do ato de fé na sua dupla articulação (cf. n. 18). Durante demasiado tempo a catequese centrou os seus esforços em dar a conhecer os conteúdos da fé e na pedagogia com a qual os devia transmitir, descurando infelizmente o momento mais determinante que é o ato de cada um escolher a fé e dar o seu assentimento.
Fazemos votos de que este novo Diretório para a Catequese possa servir verdadeiramente de ajuda e de apoio à renovação da catequese no processo único de evangelização que, desde há dois mil anos, a Igreja não se cansa de realizar, para que o mundo possa encontrar Jesus de Nazaré, o Filho de Deus feito homem para nossa salvação.
Mons. Rino Fisichella
[00812-PO.01] [Texto original: Italiano]
Boletim da Sala de Imprensa do Vaticano 25.06.2020
NOVO DIRETÓRIO DE CATEQUESE: ATUALIZANDO O EVANGELHO
Após o "Diretório Catequético Geral" de 1971 e o "Diretório Geral de Catequese" de 1997, é publicado hoje o novo "Diretório de Catequese", elaborado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. O documento foi aprovado pelo Papa Francisco, em 23 de março de 2020, memorial litúrgico de São Turíbio de Mogrovejo que, no século XVI, deu um forte impulso à evangelização e à catequese
A peculiaridade do novo Diretório é o estreito vínculo entre evangelização e catequese, que sublinha a união entre o primeiro anúncio e o amadurecimento da fé, à luz da cultura do encontro. Essa peculiaridade - explica ele - é mais necessária diante de dois desafios para a Igreja na era contemporânea: a cultura digital e a globalização da cultura. Em mais de 300 páginas, divididas em 3 partes e 12 capítulos, o texto lembra que toda pessoa batizada é um discípulo missionário e que esforços e responsabilidades são urgentemente necessários para encontrar novas linguagens com as quais comunicar a fé. Três são os princípios básicos com quais se pode agir: o testemunho, porque "a Igreja não cresce por proselitismo, mas por atração"; misericórdia, a catequese autêntica que torna credível a proclamação da fé e diálogo, livre e gratuito, que não obriga, mas que, a partir do amor, contribui para a paz. Dessa forma - explica o Diretório - a catequese ajuda os cristãos a dar pleno sentido à sua existência.
A formação dos catequistas
Em sua primeira parte, intitulada "A catequese na missão evangelizadora da Igreja", o texto se concentra, em particular, na formação dos catequistas: para que eles sejam testemunhas credíveis da fé, devem " ser catequistas antes mesmo de fazer os catequistas "e, portanto, terão que trabalhar com gratuidade, dedicação, coerência, segundo uma espiritualidade missionária que os afaste do "esforço pastoral estéril" e do individualismo. Professores, educadores, testemunhas e catequistas devem acompanhar a liberdade dos outros com humildade e respeito. Ao mesmo tempo, será necessário "estar vigilante para garantir que todas as pessoas, especialmente menores e pessoas vulneráveis, tenham proteção absoluta garantida contra qualquer forma de abuso". Os catequistas também são convidados a adotar um "estilo de comunhão" e a serem criativos no uso de ferramentas e linguagens.
A linguagem da catequese: narração, arte, música
O desafio da linguagem está presente, em particular, na segunda parte do Diretório, intitulada "O processo de catequese". Numerosas modalidades expressivas mencionadas, a partir da narração, definida como "um modelo comunicativo profundo e eficaz", pois são capazes de entrelaçar, de modo fecundo, a história de Jesus, a fé e a vida dos homens. Depois, é importante a arte que, por meio da contemplação da beleza, permite fazer a experiência do encontro com Deus, enquanto que a música, especialmente a música sacra, instila no espírito humano o desejo pelo infinito.
Catequese na vida das pessoas: a importância da família
Quando a catequese se torna concreta na vida das pessoas é que emerge claramente a importância da família: um sujeito ativo de evangelização e um lugar natural para viver a fé de maneira simples e espontânea. Oferece, de fato, uma educação cristã “que mais testemunha do que ensina”, por um estilo humilde e compassivo. Diante de situações irregulares e de novos cenários familiares presentes na sociedade contemporânea, nos quais há um esvaziamento do significado transcendente da família, a Igreja pede que se acompanhe na fé, com proximidade, escuta e compreensão, numa ótica de cuidado, respeito e solicitude, para devolver a todos a confiança e a esperança e superar a solidão e a discriminação. A catequese também será projetada de acordo com as faixas etárias de seus destinatários: crianças, jovens, adultos, idosos. Mas, embora diversificada nas linguagens, deve ter um estilo único: o de acompanhamento, que torna os catequistas testemunhas credíveis, convictos e comprometidos, discretos mas presentes, capazes de valorizar as qualidades de cada fiel e de fazê-lo se sentir acolhido e reconhecido dentro da comunidade cristã.
"Cultura de inclusão" e acolhimento de deficientes e migrantes
Hospitalidade e reconhecimento são as palavras-chave que devem acompanhar também a catequese com as pessoas com deficiência: diante do constrangimento e do medo que podem despertar, porque lembram a dor e a morte, será importante responder com uma "cultura de inclusão" que vença a “da exclusão”. As pessoas com deficiência são, de fato, testemunhas das verdades essenciais da vida humana, como a vulnerabilidade e a fragilidade, devendo, portanto, ser aceitas como um grande dom, enquanto suas famílias merecem "respeito e admiração". Outra categoria específica mencionada pelo Diretório é dos migrantes que, longe de sua terra natal, podem sofrer uma crise de fé: para eles também, a catequese terá que se concentrar em acolhida, confiança e solidariedade, a fim de que sejam sustentados na luta contra os preconceitos e aos graves perigos em que possam sucumbir, como o tráfico de seres humanos.
A prisão, "autêntica terra missionária"; a opção preferencial pelos pobres
O documento, ainda, olha para as prisões como uma "autêntica terra de missão": para os presos, a catequese será o anúncio da salvação em Cristo, perdão e libertação, juntamente com uma escuta atenta que mostra o rosto materno da Igreja. Entre as categorias mais marginalizadas, a Igreja não esquece os pobres: a opção preferencial por eles seja também "atenção espiritual" - pede o Diretório - lembrando o primado da caridade e a importância de um dinamismo missionário que, no encontro com o mais necessitado, realize o encontro com Cristo. "A Igreja também - recomenda o texto - é chamada a experimentar a pobreza como abandono total a Deus, sem confiar nos meios mundanos". Nesse contexto, a catequese deve educar para a pobreza evangélica, promover a cultura da fraternidade e fomentar nos fiéis a indignação pelas situações de miséria e injustiça. Além disso, nas proximidades do Dia Mundial dos Pobres, a reflexão catequética deve ser acompanhada de "um compromisso concreto e direto, com sinais tangíveis de atenção aos pobres e marginalizados".
Paróquias, associações e escolas católicas
Na terceira parte, dedicada à "catequese nas Igrejas Particulares", emerge, sobretudo, o papel das paróquias, associações e movimentos eclesiais e das escolas católicas. Das primeiras, definidas como "exemplo de apostolado comunitário", destaca-se a "plasticidade" que as torna capazes de uma catequese criativa, "em escuta" e "em saída” em relação às experiências das pessoas. Das associações e movimentos, por outro lado, é lembrada a "grande capacidade evangelizadora" que os torna uma "riqueza da Igreja", desde que cuidem da formação e da comunhão eclesial. Quanto às escolas católicas, eles são instadas a mudar de escolas-instituições para escolas-comunidades ou comunidades, ou seja, de fé com um projeto educativo baseado nos valores do Evangelho.
Ensino de religião e catequese: distintos, mas complementares
Nesse contexto, um parágrafo à parte é dedicado ao ensino da religião, que - enfatiza - é distinto, mas complementar à catequese, e é caracterizado por dois aspectos: o entrar em relações com outros conhecimentos e saber transformar o conhecimento em sabedoria da vida. "O fator religioso é uma dimensão da existência e não deve ser esquecido", diz o Diretório; portanto, "é direito dos pais e dos alunos" receber uma formação integral que também leve em consideração o ensino da religião. O importante é que isso sempre ocorra através de um diálogo aberto e respeitoso, livre de conflitos ideológicos.
Pluralismo cultural e pluralismo religioso: a relação com o judaísmo e o islã
Um grande capítulo enfoca os diferentes cenários contemporâneos com os quais a catequese deve se confrontar: pluralismo cultural que leva ao tratamento superficial de questões morais; os contextos urbanos difíceis, muitas vezes desumanos, violentos e segregantes; o confronto com os povos indígenas que requer conhecimento adequado para superar os preconceitos; a piedade popular e seu ser, por um lado, um "lugar teológico" e "reserva de fé", mas, por outro, o correr o risco de se abrir para superstições e seitas. Em todos esses ambientes, a catequese é chamada a trazer esperança e dignidade, a superar o anonimato e a promover a proteção ambiental. Setores especiais também são os do ecumenismo e do diálogo inter-religioso com o judaísmo e o islamismo: em relação ao primeiro ponto, o Diretório enfatiza como a catequese deve "despertar o desejo de unidade" entre os cristãos, para ser "um instrumento credível de evangelização". Quanto ao judaísmo, convida-se um diálogo que combata o antissemitismo e promova a paz e a justiça. Diante do fundamentalismo violento que, às vezes, pode se encontrar no Islã, a Igreja pede que evitem generalizações superficiais, promovendo o conhecimento e o encontro com os muçulmanos. De qualquer forma, em um contexto de pluralismo religioso, a catequese deverá "aprofundar e fortalecer a identidade dos crentes", ajudando-os no discernimento e promovendo seu impulso missionário por meio de testemunho, da colaboração e do diálogo "afável e cordial". Quanto ao judaísmo, convida-se um diálogo que combate o antissemitismo e promova a paz e a justiça. Diante do fundamentalismo violento que às vezes se encontra no Islã, a Igreja pede que evitem generalizações superficiais, promovendo o conhecimento e encontro com muçulmanos. De qualquer forma, em um contexto de pluralismo religioso, a catequese deve "aprofundar e fortalecer a identidade dos crentes", ajudando-os a serem discernidos e promovendo seu ímpeto missionário por meio de testemunho, colaboração e diálogo "afável e cordial".
O mundo digital: luzes e sombras
A reflexão do Diretório passa então ao tema digital: primeiro, reitera-se a importância de garantir, na “rede”, uma presença, que testemunhe os valores do Evangelho. Portanto, os catequistas são instados a educar as pessoas sobre o bom uso do digital: em particular, os jovens deverão ser acompanhados, pois o mundo virtual pode ter profundas repercussões no gerenciamento das emoções e na construção da identidade. Hoje, a cultura digital - continua o documento - é percebida como "natural", tanto que mudou a linguagem e as hierarquias de valores em escala global. Rico em aspectos positivos (por exemplo, enriquece as habilidades cognitivas e promove informações independentes para proteger as pessoas mais vulneráveis), ao mesmo tempo em que o mundo digital também possui um "lado sombrio": pode trazer solidão, manipulação, violência, cyberbullying, preconceitos, ódio. Não apenas isso: a narrativa digital é emocional, intuitiva e envolvente, mas é desprovida de análises críticas, acabando por tornar os destinatários simples usuários, em vez de decodificadores de uma mensagem. Sem esquecer a atitude quase "fideísta" que você pode ter em relação, por exemplo, a um mecanismo de pesquisa.
Combater a cultura do instantâneo
Então, o que a catequese pode fazer nesse setor? Educar, antes de tudo, para combater a "cultura do instantâneo", desprovida de hierarquias e perspectivas de valor, fraca na memória e incapaz de distinguir verdade e qualidade. Acima de tudo, os jovens serão acompanhados na busca de uma liberdade interior que os ajude a se diferenciar do "rebanho social". "O desafio da evangelização envolve o da inculturação no continente digital", afirma o Diretório, reiterando a importância de oferecer espaços de experiência de fé autêntica, capazes de fornecer chaves interpretativas para temas fortes, como corporalidade, afetividade, justiça e paz.
Ciência e fé: conflitos aparentes, testemunho de cientistas cristãos
O documento enfoca a ciência e a tecnologia. Reafirmando que devem se orientar para a melhoria das condições de vida e o progresso da família humana, colocando-se assim a serviço da pessoa, ao mesmo tempo em que o Diretório recomenda uma catequese bem preparada e aprofundada que saiba combater uma divulgação científica e tecnológica muitas vezes imprecisa. Por isso, exorta-nos a eliminar preconceitos e ideologias e a esclarecer os aparentes conflitos entre ciência e fé, além de valorizar o testemunho de cientistas cristãos, um exemplo de harmonia e síntese entre os dois. O cientista, de fato, busca a verdade com sinceridade, se inclina à comunicação e ao diálogo, ama a honestidade intelectual e pode, portanto, favorecer a inculturação da fé na ciência.
Bioética: nem tudo o que é tecnicamente possível é moralmente admissível
Uma reflexão, à parte, contudo, deve ser feita para a bioética, partindo do pressuposto de que "nem tudo o que é tecnicamente possível é moralmente admissível". Portanto, será necessário distinguir entre intervenções terapêuticas e manipulações, e prestar atenção à eugenética e às discriminações que ela implica. Quanto à denominação de "gênero", recorde-se que a Igreja acompanha "sempre e em qualquer situação", sem julgar, pessoas que vivem situações complexas e, às vezes, conflitantes. No entanto, "numa perspectiva de fé, a sexualidade não é apenas um dado físico, mas é uma realidade pessoal, um valor confiado à responsabilidade da pessoa", "uma resposta ao chamado original de Deus". Em bioética, portanto, os catequistas precisarão de treinamento específico que parte do princípio da sacralidade e inviolabilidade da vida humana, que contrastam a cultura da morte. Nesse sentido, o Diretório condena a pena de morte, definida como "uma medida desumana que humilha a dignidade da pessoa".
Conversão ecológica, compromisso social e proteção ao emprego
Entre as outras questões abordadas no documento, a referência a uma "profunda conversão ecológica" a ser promovida através de uma catequese atenta à proteção da Criação, inspiradora de uma vida virtuosa, longe do consumismo, porque "a ecologia integral é parte integrante da vida cristã". Há também um forte incentivo a um compromisso social ativo dos católicos, para agirem em favor do bem comum, combatendo as estruturas do pecado com a retidão moral e a abertura ao diálogo. Quanto ao mundo do trabalho, exorta-se a evangelização de acordo com a Doutrina Social da Igreja, com especial atenção à defesa dos direitos dos mais fracos. Finalmente, os dois últimos capítulos do Diretório enfocam os catecismos locais, com as indicações relativas para obter a aprovação da Sé Apostólica, e sobre os organismos a serviço da catequese, entre eles o Sínodo dos Bispos e as Conferências Episcopais.
Fonte: site do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização – 25.06.2020
Artigo de Isabella Piro
Tradução Marlene Maria Silva
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