Sinopse:  

Em Meu Malvado Favorito, o mal-encarado Gru já foi considerado o vilão mais temido do mundo, mas teve seu status abalado pelo novato Victor. Determinado a recuperar o título, Gru planeja executar um crime jamais visto pela humanidade: o roubo da Lua. 

Auxiliado pelo exército dos atrapalhados minions, pequenas criaturas amarelas e simpáticas, e armado com um lançador de raios encolhedores, ele só precisa ir até a Lua, transformá-la numa pequena esfera e trazê-la para a Terra.

Mas, o que Gru não esperava era que três garotinhas órfãs pudessem mudar o rumo de seu maligno plano. Margo, Edith e Agnes veem nele a figura de um pai em potencial, sendo capazes de amolecer o coração do vilão e deixá-lo em um dilema: realizar o roubo da Lua ou assistir à apresentação de balé e ficar com as crianças?

 

Comentário:

Cada escolha é uma possibilidade de mudança e abertura. Novos laços surgem. É incrível observar como essas mudanças ocorrem nas escolhas mais singelas e quem as propicia. Gru é o símbolo de profunda transformação para o amor. Amor em essência. Amor que cuida e é cuidado!

Todas as escolhas feitas por ele tem consequências inimagináveis - o "vilão" atravessa o avesso do seu ser. E, diante da nova realidade, muitas outras escolhas e buscas precisam ser feitas. 

Qual o caminho a seguir?

O que ou quem é realmente importante?

Quais são as pessoas que nos motivam a mudar?

É engraçado na animação/desenho, observar como as pessoas muitas vezes assumem certas posições na vida que não representam a essência do ser (as chamadas máscaras) talvez não por plena consciência, mas por acharem que são assim ou que determinadas situações não podem mudar. Não se abrem, não se permitem ter outra visão. E num dado momento... um escolha!

E, como as escolhas podem modificar profundamente a maneira de ser, sentir e agir. As mudanças mais significativas ocorrem nas escolhas mais simples... nas pequenas escolhas!

O amor modifica as pessoas.

O filme na catequese: Este filme pode ser utilizado na catequese em encontros sobre mudança de vida, conversão, o amor que modifica e transforma a vida. O amor é capaz de modificar uma pessoa, o filme pode provocar a conversa sobre o que é o amor. Podemos não ter um vilão na família, mas todos temos necessidade de amor, só ele é capaz de amaciar as personalidades mais duras... Imensamente maior é o amor de Deus manifestado em Jesus, mesmo rejeitado pelos homens, Deus continua a amar e a perdoar.

 

Marcelle Durães

Equipe do Catequese Hoje