Sinopse:


"Os Croods" é uma comédia pré-histórica que acompanha a atrapalhada e divertida aventura da primeira família moderna, enquanto eles partem em busca de uma nova casa, depois que a caverna do clã foi destruída.

O que os Croods não sabiam era que além das pedras da caverna, existia um mundo novo e fantástico, que mudaria suas vidas para sempre.

Comentário:

Os Croods somos nós! Em cada personagem ressoam os nossos medos, lutas, anseios e sonhos. 

Muitas vezes os medos paralisam, nos impedem de crescer e experimentar o novo. Até quando iremos permanecer na "caverna"?

Para viver é preciso atravessar as margens de nós mesmos,ir além, buscar, ousar e experimentar o desconhecido. Ficar na "caverna" significa escolher a morte.

A vida acontece quando ousamos atravessar as margens e avançamos para outras margens. Toda travessia tem seus riscos e também suas glórias.

Quando caminhamos juntos a experiência é sempre fecunda e novos caminhos se abrem aos nossos olhos. "Os Croods são uma metáfora da vida humana, num mundo em crise e em mudança. 

Um belo filme para todas as idades. Pode ser usado na catequese para trabalhar o tema da família, a importância de ter uma família que cuida, que protege, que também aprende com os mais novos. Há vários aspectos da vida familiar que o filme trata e é espelho das nossas "modernas" famílias. O conflito de gerações, a necessidade de cuidar dos mais velhos são temas que podem dar boa reflexão. Será ótimo assistir o filme com adolescentes e jovens, discutindo o desejo do "novo", a necessidade de "sair" do "ninho" para conquistar um mundo novo, buscar um lugar no mundo, os desafios que aparecem nessa busca... 

 

Marcelle Durães

Equipe do Catequese Hoje