Mantra: Ó luz do Senhor que vem sobre a terra, inunda o meu ser, permanece em nós!

Uma história:

“Há uma história de um homem que corre ao encontro de um monge que está passando pela aldeia: “Dê-me a pedra, a pedra preciosa!” O monge diz: “De que pedra você está falando?” O homem: “Ontem à noite, Deus me apareceu em sonho e disse: “Um monge estará passando pela aldeia ao meio-dia de amanhã, e se ele lhe der uma pedra que leva consigo, você será o homem mais rico do país. Então, dê-me a pedra!” O monge remexeu no saco e tirou um diamante. O maior diamante do mundo, do tamanho da cabeça de um homem! E disse: “É essa a pedra que você quer? Eu a encontrei na floresta. Tome-a!” O homem agarrou a pedra e saiu correndo para casa. Mas não pôde dormir aquela noite. Na manhã seguinte, muito cedo, foi onde o monge estava dormindo, debaixo de uma árvore, acordou-o e disse: “Aqui está o seu diamante de volta. Quero a riqueza que o torna capaz de jogar a riqueza fora”. Isso é o que temos de descobrir se quisermos achar a alegria”. (Anthony de Mello) 

Mateus 13, 44-46

O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Alguém o encontra, deixa-o lá bem escondido e, cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus é também como um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor, ele vai vende todos os bens e compra aquela pérola.” 

Para refletir:

-Você já encontrou o seu tesouro, a sua verdadeira alegria? Qual é o seu maior amor? Descubra qual é a sua verdadeira riqueza, quais são as coisas mais lindas e encontrará o amor, o gosto, o cheiro, a visão, o som.

-O desejo de Deus é a Salvação; salvação é profunda alegria pela vida, pelo corpo, pela natureza... Tudo isto se relaciona com a promessa do Reino de Deus, cujo anúncio é a Boa-Nova, o Evangelho. Então, o que é evangelizar?

Rezemos juntos:

      “Ó Tu, bem onipotente, que cuidas de cada um de nós como se cuidasses somente Dele,

      e cuidas de todos, como se fossem um apenas!

      Bem aventurado o homem que te ama...

      Vejo que as coisas passam, que outras tomam o seu lugar,

      mas tu não passas nunca.

      Ó Deus, meu Pai, bem supremo,

      beleza de todas as coisas que são belas,

      em tuas mãos coloco tudo o que de ti recebi,

      para que não perca nada.

      Tu me fizeste para ti mesmo,

      e inquieto bate o meu coração,

      Até que possa repousar em Ti.” (Santo Agostinho)

 

Lucimara Trevizan

Equipe do Catequese Hoje