Todo mundo já fica enfadado quando vai trabalhar em grupos e o coordenador usa sempre a mesma técnica de contar as pessoas. É bom variar de vez em quando. Aqui estão outras possibilidades.

Desenvolvimento

- Por canções - entrega-se a todos os participantes fichas ou papeletas com títulos de canções conhecidas do grupo(podem ser religiosas ou MPB). A uma ordem do coordenador, todos começam a cantar a música sorteada, caminhando em direção a quem sorteou a mesma canção. Também pode-se fazer o mesmo com animais, imitando os sons que eles emitem.

- Por grupos de interesse - O (a) coordenador(a) anuncia a formação de grupos das pessoas em determinado tipo de esporte: futebol, tênis, natação, basquete... Ou ainda, torcedores de determinado time de futebol. Para evitar grupos numerosos, pode-se determinar o número que comportará cada equipe.

- Por elementos-chave - Em um grupo, sempre há determinados participantes que se destacam pela liderança, pelos talentos ou por melhor conhecerem determinado assunto, tendo uma visível ascendência sobre o restante do grupo. Para evitar que os grupos fiquem desiguais ou ocorra o atrito entre lideranças, convidam-se estas pessoas para que cada uma delas, por sorteio, escolha seus companheiros de equipe, ficando responsáveis pela mesma.

- Por figuras - Todos os participantes recebem figuras geométricas. As figuras se repetem na quantidade de componentes que cada grupo deve ter. Depois, juntam-se os quadrados, os triângulos, os círculos etc. O mesmo se pode fazer com desenhos de frutas, flores e outros elementos.

Equipe do site