TEMA: Educar é uma atitude de amor

Objetivo:

-Compreender o significado da Campanha da Fraternidade e o tema proposto para esse ano de 2022

Ambientação e material necessário:

Catequista prepara o espaço e o coração para acolher cada catequizando, de forma simples, mas bonita e acolhedora.

Um forro colocar a Bíblia, vela, flor e o cartaz da CF.

Frases:

-Fraternidade e Educação

-“Fala com sabedoria, ensina com amor” 

Acolhida:

Preparar um varal, para que cada um chegue e coloque o coração que levou na semana anterior e que escreveu as qualidades que possui. Se alguém tiver esquecido, o catequista já deixa preparado para que cada um escreva e coloque no varal. 

ESCUTAR:

Catequista inicia a conversa perguntando ao grupo como foi a semana e realiza a ESCUTA sobre como cada um vivenciou a proposta da semana anterior:

  1. Qual a opinião do pessoal de casa sobre o que conversamos sobre a CF/2022?.
  2. Como foi colocar em prática durante a semana a atitude de procurar falar com sabedoria e ensinar com amor, através do nosso jeito de ser?
  3. Convidar a todos para caminhar ao redor do varal com os corações e ler o que cada um escreveu, partilhar as alegrias e dificuldades a partir das descobertas de olhar para si e perceber que todos temos qualidades e dificuldades, olhar para o espelho com os olhos do coração, nos ajuda nessa descoberta, nos ajuda a conviver e respeitar as outras pessoas com as quais convivemos 

Dinâmica:

-Montagem do QUEBRA CABEÇA DO CARTAZ DA CF ou de frases celular através deste link.

-ou o catequista leva o cartaz recortado com peças de acordo com a quantidade dos catequizandos; 

Após a montagem do quebra cabeça com a imagem da CF,  perguntar o que percebem ao observar a imagem, qual mensagem ela comunica. Deixar que explorem cada detalhe da imagem

Em seguida, brevemente, dizer que a cada ano há um concurso e dentre as várias pessoas que enviaram desenhos para ilustrar o tema da campanha. Neste link, você vai encontrar os dados do criador da imagem e como pensou a representação do tema.

ILUMINAR:

PALAVRA DE DEUS:  Jo 8,1-11 

Catequista narra o encontro de Jesus e a mulher. Após a narrativa, pedir a turma que reconte a cena:

  1. Os escribas e fariseus levam uma mulher (apenas ela) até Jesus, acusando-a de adultério.
  2. Eles dizem a Jesus que pela lei ela deve ser apedrejada (até a morte) e solicitam a opinião de Jesus. Os acusadores sabiam que Ele ensinava o amor, a caridade, a misericórdia... Mas queriam testar Jesus.
  3. Jesus, se curva e diz: “Quem dentre vós não tiver pecado, que atire a primeira pedra”. Jo8,7b
  4. Em seguida, Jesus dialoga com a mulher Jo8,10-11. Ele não a condena, escuta, orienta. Faz todos refletirem.

“Com Cristo, aprendamos a falar com sabedoria e ensinar com o amor. Eis o tempo de conversão e compromisso!”.

Propor aos catequizandos que relatem se já viram ou viveram alguma situação parecida com a que o Evangelho narra. Pessoas sendo acusadas de algum erro e alguém que faz uma intervenção pacífica na situação. Todos saem aprendendo algo.  Criar ou escolher uma situação parecida e  dramatizar.

Em seguida... Conversar sobre a situação e como é importante não julgar, fazer como fizemos olhar com o coração para o espelho e perceber que temos características boas, mas também erramos. E, por isso, ao saber olhar para nós, conseguir ter gestos como o de Jesus, escutar, dialogar e propor uma reflexão onde todos possam aprender com a situação. Há pessoas que acreditam que educar é usar da violência, a proposta de Jesus é valorizar a pessoa, ela é o centro, é educar pelo amor, pelo respeito, conduzir a uma mudança de vida de forma respeitosa. 

CELEBRAR:

Em círculo, ao redor da Bíblia, vela acesa, cartaz da cf/2022, colocar o varal ao redor dos símbolos formando um círculo.

Cantar o refrão meditativo: 

“ Deus é amor, arrisquemos viver por amor, Deus é amor, Ele afasta o medo”

Lembramos sempre de nossas mães e pais, professores. Ao olhar para Jesus que educa com amor, ele quer o melhor para nós.

Em silêncio peçamos a Deus que nos ajude a valorizar quem nos educa.(lembrar de todas as pessoas que nos educam com amor, cuidado, que nos ajudam a ser melhor)

Maria, a mãe de Jesus é um exemplo de educadora, peçamos a ela que nos ajude a imitar Jesus:

Oração à Nossa Senhora Educadora (adaptação)

Virgem Maria, Mãe Educadora,

 sinal de vida e sabedoria,

pelo amor do teu filho Jesus,

intercede por nós ....

Dá-nos a ousadia

de educar, de falar com sabedoria e ensinar com amor através das nossas ações

Maria, tu que tão bem educaste Jesus,

ajuda-nos a seguir o caminho que Ele nos ensina

dá-nos coragem de experimentar, dia a dia,

a verdadeira felicidade, a verdadeira sabedoria. Amém

AGIR:

Na próxima semana vamos  pensar mais sobre a mensagem que aprendemos de Jesus hoje? Estamos na quaresma, tempo oportuno para melhorarmos o nosso jeito de ser:

“Com Cristo, aprendamos a falar com sabedoria e ensinar com o amor. Eis o tempo de conversão e compromisso!”

Durante a semana vamos escrever um bilhetinho de agradecimento a uma pessoa que consideramos que nos educa com amor.

Educar é também anunciar o que aprendemos com Jesus. Partilhe com um amigo ou uma amiga sobre o bonito jeito de Jesus educar que o Evangelho de João nos contou hoje. Partilhe conosco, na próxima semana, como foi a reação das pessoas nas duas situações.   

 

Ana Angélica Ribeiro

Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2